O molde dos arcos dentais é um procedimento clínico muito importante para o diagnóstico e escolha do tipo de tratamento nas clínicas odontológicas. Atualmente, a técnica de moldagem tradicional, feita de gesso, está sendo substituída pelo escaneamento intraoral, o primeiro processo dentro da ortodontia digital.
Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre escaneamento intraoral
LEIA MAIS: Novidades na odontologia: fique por dentro das últimas tendências
Conheça os dois novos scanners da Aling Technology: iTero Element 2 e iTero Element Flex
Ortodontia digital: um diferencial para os profissionais
Hoje em dia, o escaneamento digital pode ser feito por dois métodos distintos: direto e indireto. No método indireto faz-se a moldagem tradicional, e este molde de gesso do paciente é digitalizado. Ou seja, ainda é necessário a moldagem habitual para a disponibilização do arquivo digital.
Já o método direto é o escaneamento feito delicadamente na boca do paciente. O escaneamento intraoral registra a imagem dos arcos, dentes, tecidos adjacentes e oclusão. É um processo simples, rápido, indolor e muito confortável para o paciente. Elimina algumas etapas clínicas e ainda evita possíveis erros de distorções, garantindo mais precisão para o processo.
Muitos profissionais ainda apresentam dúvidas em torno da real necessidade de utilizar o escaneamento intraoral com seus pacientes. Isso deve-se porque o molde tradicional de gesso tem toda uma questão de tato e possibilita um bom exame tridimensional para o dentista, ou mesmo por falta de informação e conhecimento sobre o modelo digital.
Benefícios do escaneamento intraoral
O escaneamento intraoral apresenta muitas vantagens quando comparado ao método tradicional:
- É um procedimento mais fácil e confortável para o paciente, pois não utiliza massas de moldagem na boca;
- Os modelos digitais são mais precisos, pois não apresentam as possíveis distorções ocasionadas pelo alginato e pelo gesso;
- É mais rápido, em poucos minutos está pronto;
- Diminui o tempo de cadeira;
- Melhora o diagnóstico e a comunicação com os pacientes;
- Não necessita de grande espaço físico para o armazenamento dos moldes;
- Capta a oclusão com precisão;
- Facilita o fluxo de trabalho com laboratórios, protéticos e outros profissionais por ser digital.
Após o escaneamento, softwares permitem a visualização do molde por todos os ângulos, trazendo praticidade e segurança aos diagnósticos. É possível mostrar para os pacientes o resultado final do tratamento escolhido antes mesmo do seu início. Isso representa para os profissionais aliar a inovação tecnológica ao seu conhecimento técnico.
Leia mais em “Scanners intraorais: conheça as opções que existem no mercado”
Para usufruir dos benefícios da técnica, o profissional não precisa de um grande investimento. Já existem várias clínicas radiológicas que fazem esse serviço e cobram um preço justo do paciente. O dentista só precisa passar uma requisição e aguardar o modelo digital. Mas se está disposto a fazer um bom investimento para o seu consultório, certamente um scanner intraoral é uma ótima opção.
Não há dúvida que profissionais que utilizam o escaneamento intraoral são reconhecidos como profissionais diferenciados e a frente dos seus concorrentes. É uma excelente oportunidade para atrair mais clientes.
O escaneamento intraoral é um dos processos essenciais para a confecção dos alinhadores ortodônticos estéticos. Aparelhos praticamente imperceptíveis que estão revolucionando os tratamentos ortodônticos. Se você tem interesse em começar a usar essa técnica, acesse nossa Central de Aparelhos Estéticos para mais informações.
Gostaria de trabalhar com alinhadores