Curso de Especialização em Ortodontia - Turma 32 - 25/07 Curso de Especialização em Ortodontia - Turma 32 - 25/07

Novidades na odontologia: fique por dentro das últimas tendências


Novidades na odontologia

A Odontologia está evoluindo no mesmo ritmo do avanço científico e tecnológico. Diante disso, profissionais do setor precisam se manter atualizados para acompanhar as novidades da área.

A atualização é tanto uma vantagem competitiva em relação à concorrência quanto um upgrade para os atendimentos, inserindo novas técnicas no dia a dia e oferecendo aos clientes o melhor dos tratamentos na sua respectiva especialidade.

Portanto, esse é um post muito útil para dentistas que se sentem por fora das novidades na Odontologia e querem mudar esse fato para terem maior retorno financeiro.

Conheça agora mesmo algumas das evoluções pelas quais a Odontologia tem passado e aproveite o momento para se atualizar!

Quais são as últimas novidades na Odontologia?

A tecnologia tem sido uma grande aliada do setor de saúde, contribuindo significativamente para melhorias em diversas funções importantes para cuidar da saúde de pacientes.

 

Sendo assim, todas as novidades na Odontologia são consequência de avanços tecnológicos e da sua inserção cada vez maior na área. Fique por dentro!

Scanner intraoral

Estima-se que em cerca de 10 anos a moldagem tradicional vá desaparecer, uma vez que há um crescimento de marcas no mercado produzindo modelos digitais e eficientes.

Dentre os motivos que tornam esse novo recurso mais vantajoso, podemos destacar:

  • Maior conforto, precisão e previsibilidade;
  • Possibilidade de impressão do modelo em impressora 3D;
  • Facilitação do envio ao técnico da prótese dentária, a qual se dá de forma digital;

Planejamento digital do sorriso

Em inglês Digital Smile Design (DSD), essa novidade está revolucionando a estética odontológica, trazendo resultados surpreendentes para dentistas e pacientes.

Consiste em um método desenvolvido para oferecer aos cirurgiões dentistas segurança para planejar grandes reabilitações estéticas em que é preciso visualizar e demonstrar aos pacientes objetivos e resultados de forma prática e fácil de compreender.

A técnica em si é aplicada em cima de fotografias de pacientes, intra e extra-orais, desenhando e manipulando até chegar a um resultado condizente com um padrão estético desejado e possível.

Impressora 3D

A impressora 3D é capaz de recriar qualquer tipo de objeto por meio de um software de impressão, inclusive próteses dentárias. Portanto, representa um avanço que pode revolucionar a rotina de consultórios odontológicos.

Estima-se chegar a um ponto em que em apenas 10 minutos o paciente possa sair de um consultório com uma prótese impressa numa impressora 3D.

O campo da Tecnologia da Informação pretende tornar o recurso em algo facilmente encontrado, popularizando seu uso e trazendo mais eficiência à rotina de estabelecimentos, como consultórios médicos e odontológicos.

CAD/CAM

Outra tecnologia que facilita o trabalho de dentistas é o sistema CAD/CAM, que pode realizar o desenho de uma prótese no computador, ao mesmo tempo em que seu aparelho consegue enviar o comando para uma máquina que realizará a manufatura daquele desenho.

Dessa forma, o sistema cria uma prótese pronta para ser instalada na boca do paciente, em apenas alguns minutos.

Suas siglas significam, respectivamente:

  • CAD – computer-aided design: desenho assistido por computador;
  • CAM – computer-aided manufacturing: manufatura assistida por computador.

Ambos os sistemas são utilizados em diversos nichos do mercado, no desenho e manufatura de ferramentas, calçados, distribuição de plantas e desenhos (arquitetura) e, mais o importante aqui, na fabricação de próteses dentárias.

No entanto, o profissional de Odontologia que deseja inserir essas práticas no seu consultório pode fazê-la também de forma separada, adotando o CAD para criar desenhos sem, necessariamente, criar próteses no seu consultório.

—–

 

Além dessas novidades da Odontologia, dentistas atualizados devem conhecer também os alinhadores estéticos, uma realidade da Ortodontia que vem trazendo novas configurações para os tratamentos ortodônticos. Assim como as técnicas abordadas acima, eles trazem inúmeras vantagens para o profissional e seus pacientes.

Gostou de conhecer alguns dos últimos avanços do setor de Odontologia?

Faça o download do Guia Completo para Abrir seu Consultório Odontológico e saiba todas as etapas, desde o plano do negócio até as documentações necessárias.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *