Especialização em Harmonização Orofacial Especialização em Harmonização Orofacial

Scanners intraorais: conheça as opções que existem no mercado


Hoje os dentistas contam com uma série de tecnologias que tornam o seu trabalho mais ágil e eficaz. Uma delas é o aparelho de scanner intraoral, que traz mais modernidade à rotina de consultórios.

O escaneamento intraoral é uma prática que está mais acessível para os dentistas, pois atualmente é possível encontrar modelos de tamanhos menores e de valores acessíveis. Dessa forma, passou a ser um investimento vantajoso.

A técnica é utilizada para obter registro digital das arcadas gerando os modelos digitais que podem ser impressos em impressoras 3D, se tornando um modelo físico de trabalho.

Nesse sentido, trouxemos uma discussão sobre o uso dos scanners intraorais, suas vantagens e diferenças em relação à impressão, mostrando quais são as opções existentes no mercado. Acompanhe!

Como é feito o escaneamento intraoral?

A necessidade de digitalizar modelos intraorais aliada ao avanço tecnológico formou um cenário propício para o desenvolvimento clínico do escaneamento intraoral. Isso reduz o tempo de espera do paciente para a aquisição do modelo e o incômodo da moldagem tradicional.

Hoje existem alguns aparelhos de escaneamento intraoral no mercado brasileiro, os quais vêm transformando gradativamente a prática clínica.

A partir desses aparelhos, um modelo em 3D é obtido, reproduzindo a estrutura anatômica com precisão.

Para obter esse modelo, o profissional faz o escaneamento de forma manual, passando o pequeno scanner por toda a região da arcada que necessita do tratamento. A partir daí, será gerada uma imagem perfeita da boca do paciente diretamente no software.

Com essa imagem, o profissional fará todo o planejamento do tratamento, tendo com exatidão os próximos passos, inclusive ele poderá reproduzir no software a mordida do paciente.

Esse tipo de tecnologia engloba tanto os aspectos estéticos, como identificar a coloração dos dentes para fabricar uma prótese, quanto funcionais do tratamento.

Quais são as vantagens do método?

Com a evolução do scanner intraoral e o seu crescimento no mercado de Odontologia, é possível optar por um modelo mais adequado para as necessidades do consultório. Feito isso, algumas vantagens do escaneamento são:

  • Fácil utilização;
  • Mais precisão do que os outros equipamentos de impressão tradicionais;
  • Incômodo mínimo para o paciente;
  • Melhora considerável na logística entre profissional e protético.

Em relação ao custo desse sistema, é possível encontrar variação entre marcas. Por isso, é preciso fazer um comparativo de todas as vantagens acima com o valor, verificando o custo-benefício de cada aparelho.

Por falar em comparação, vamos agora comparar a impressão tradicional com o escaneamento intraoral.

Ambos os métodos utilizados são válidos, confiáveis e indicados para obtenção de medidas dentais para fins de diagnóstico, planejamento, e reabilitações protéticas e ortodônticas entre outras. Mas existem características que os distinguem um do outro.

IMPRESSÃO CONVENCIONALESCANEAMENTO INTRAORAL
Utiliza-se moldeira na fabricação dos moldesDispensa o uso da moldeira, escaneando áreas de maior dificuldade com facilidade utilizando o aparelho com pequenos designers
Necessita de uma preparação prévia do material de maneira adequada para que não haja perda de eficiência no registroAs informações coletadas são enviadas para um software que recebe as informações, analisa as entradas de maneira autônoma e inicia a fabricação até mesmo de pequenas peças
O material utilizado durante a fabricação dos moldes incomoda o paciente, provocando até mesmo engasgosAs imagens da boca são capturadas digitalmente, sem precisar de moldeiras incômodas e material de moldagem
Esperam-se dias até todo o processo de envio e execução do trabalho por parte do protéticoEste processo se torna mais simples com o envio digital do trabalho e com mais recursos através de softwares de trabalho

Ao compararmos os dois métodos, entendemos por que os dentistas estão buscando mais essa modernidade para os seus consultórios. Mais do que isso, compreendemos, principalmente, por que os pacientes preferem dentistas que trabalham com o escaneamento intraoral.

—–

Tão importante quanto ter bons equipamentos no consultório é fazer uma excelente gestão. Baixe o nosso eBook: Práticas essenciais para garantir a boa gestão do consultório odontológico e domine o assunto! Aproveite e conheça também os dois novos scanners da Aling Technology: iTero Element 2 e iTero Element Flex.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *