Planejamento virtual ortodôntico como diferencial na sua clínica

A ortodontia digital é a evolução da ortodontia e já é uma realidade dentro dos consultórios. Muitos profissionais já perceberam que é uma grande oportunidade de se posicionarem no mercado como profissionais inovadores e à frente dos concorrentes. A utilização de técnicas como escaneamento intraoral, planejamento virtual e impressão 3D, agrega valor aos serviços oferecidos e consequentemente, traz eficiência para as consultas e aumento de faturamento.

Através do uso de ferramentas digitais, que auxiliam nos diagnósticos dos tratamentos ortodônticos, é possível planejar e executar os tratamentos, além de acompanhar suas evoluções e até mesmo ver o resultado final, antes mesmo do seu início, e ainda, mostrar tudo isso para o seu paciente, que poderá acompanhar toda a resolução do seu caso.

Com o  scanner intrabucal, tem-se o molde digital, um processo rápido que substitui os moldes de gesso. Esse processo facilita a comunicação do dentista com o paciente, pois permite demonstrar todas as opções de tratamento de maneira plena. Através de alguns programas, é possível propor movimentações dentárias, demonstrar os métodos que podem ser aplicados e tudo de uma maneira totalmente visual e de fácil entendimento. O paciente participa ativamente da escolha de seu tratamento.

Veja mais em “Escaneamento intraoral: entenda os benefícios da técnica”

Planejamento Virtual

Os softwares para planejamento virtual são excelentes ferramentas para definir o tratamento do paciente e auxiliá-lo a entender as modificações dentárias propostas. O investimento nesses softwares, ainda é uma questão que gera dúvidas em vários profissionais.

Existem bons softwares pagos, por valores acessíveis, que possibilitam muitas projeções e simulações da arcada dentária digital dos pacientes, porém também existem bons softwares gratuitos, que podem não oferecer recursos tão rebuscados, mas que proporcionam uma ótima experiência para dentistas e pacientes dentro do consultório. Além dos programas liberados para uso, que só cobram uma taxa no momento que o profissional irá exportar o arquivo.

Veja mais em “Os verdadeiros investimentos para iniciar na Ortodontia Digital”

A utilização da técnica de planejamento ortodôntico virtual através de softwares promove um diferencial tão grande no serviço prestado pelo dentista, que o custo com as ferramentas pode ser tranquilamente colocado no valor do tratamento para o paciente. Visto que é uma técnica que apresenta sofisticação e modernidade dentro dos consultórios.

Não há dúvidas que essa técnica oferece segurança aos dentistas para planejar os tratamentos e confiança aos pacientes, que podem visualizar os objetivos e resultados de forma prática e fácil de compreender.

Investimento profissional

O profissional que está interessado em utilizar essa tecnologia, deve pesquisar e identificar os principais softwares disponíveis dentro da sua área de atuação. Os programas gratuitos que podem ser interessantes, entre os pagos, qual oferece os recursos necessários para a sua demanda, e se é possível viabilizar esse custo no valor dos tratamentos.

O dentista precisa estar motivado para aprender nessa direção e trabalhar com todas as possibilidades que os softwares podem trazer para o seu consultório em termos de diferenciação na técnica que já emprega e para a possibilidade de novas técnicas.

Se você tem interesse em conhecer mais sobre a ortodontia digital e todas as suas diretrizes, conheça o curso de Imersão em Alinhadores Ortodônticos e Ortodontia Digital da Smile, com certeza esse pode ser o seu primeiro passo para aderir e colher todos os frutos que essa tecnologia oferece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *