O Brasil é um dos países mais competitivos em relação à Odontologia. O número de profissionais cresce exponencialmente a cada ano e já somos o país com o maior número de cirurgiões-dentistas do mundo – quase 20% de todos esses especialistas do globo estão em solo verde e amarelo. Para sobreviver neste contexto é necessário se destacar – em especialidade, atualização e também no marketing que você faz da sua prática.
Provavelmente você já está avaliando algumas possibilidades neste sentido e deve ter percebido que o Marketing Digital oferece algumas vantagens interessantes, como custos mais baixos e métricas mais precisas para avaliar cada canal e ação. Mas é neste momento que pode surgir a dúvida: como eu começo a colocar tudo em prática?
Montamos um checklist do dentista na internet para facilitar esse início no meio do Marketing Digital. São sete passos rápidos que devem ser pensados, concretizados e analisados em uma ação de presença digital consolidada.
Os sete passos da checklist do dentista na internet
1 – Definição das personas e jornadas de compra do seu negócio
Quem são seus clientes? O que eles gostam? Como eles se informam? Quais são os maiores problemas dele que a sua prática pode resolver? Fazer uma descrição detalhada de quem é a sua persona ajudará você a definir todas as estratégias e as segmentações do seu trabalho.
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Um outro ponto importante é precisar também a jornada de compra e as principais objeções e desafios da sua persona em cada um dos estágios: Aprendizado e Descoberta; Reconhecimento do Problema; Consideração de Solução; e Decisão de Compra.
2 – Análise de mercado e desenho da estratégia
Antes de abrir seu consultório você deve ter feito uma análise de mercado e da concorrência para definir qual seria o melhor local, enfoque e especialidade da sua clínica, certo? Agora é hora de refazer essa pesquisa, mas com o foco na presença digital dos seus concorrentes diretos. Avalie o que eles estão fazendo de certo, de errado e o que pode ser diferenciado.
Depois, determine a sua estratégia digital, com cronograma, metas, objetivos, ações e redes sociais. O ideal é que este planejamento seja feito por no mínimo três meses.
3 – Como estão suas redes sociais?
Você já tem páginas em quais redes sociais? Quais você precisa estar presente e ainda não se cadastrou? Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube? Fizemos um post aqui no blog que te ajuda a definir em quais redes sociais você deve estar presente para reforçar o relacionamento e a marca do seu consultório.
4 – Revise seu site
Se você não tem um site é o momento de considerar fazer um. Além de ser essencial para ser encontrado em ferramentas de busca como o Google, passam credibilidade e permitem que você conquiste novos clientes por materiais e conteúdos centralizados em um só local.
Se você já tem um site, avalie se ele está com todas as informações revisadas – contato, endereço, serviços ofertados, convênios. O layout precisa ser atualizado? Garanta que ele esteja conectado com o Google Analytics, para que você tenha acesso às informações e métricas do seu site, e que seja adaptável a todos os dispositivos mobile.
5 – Atualize suas listas de e-mail
Importe os contatos de e-mail da sua lista de pacientes em uma ferramenta de automação e campanhas de e-mail marketing. Aproveite a oportunidade e faça uma atualização na sua lista de mailing e exclua alguns contatos.
6 – Mãos à massa!
Comece a criar conteúdo para blog e materiais ricos, agende posts nas redes sociais, faça as primeiras campanhas de mídia paga e veja a roda começar a girar. Mesmo que tudo não esteja 100% alinhado ainda, coloque as mãos na massa e inicie as ações.
7 – Análise e otimização
Após um ou dois meses das ações rodando, faça uma análise detalhada de tudo o que está sendo produzido e quais os resultados que foram obtidos até agora. Esses relatórios serão muito úteis para você começar a afinar a sua estratégia e pensar em otimizações tanto de canal quanto de produção de conteúdo.
Viu? Com esses sete passos da nossa checklist do dentista na internet você pode começar a ter uma presença digital forte e conquistar clientes no meio digital!
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