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Marketing para dentistas: aposte no digital para conquistar clientes


marketing digital para dentistas

Para quem é do Marketing, o que nós vamos falar aqui é mais do que conhecido. Todavia, entre os profissionais de Odontologia, há muito para se aprender sobre os novos conceitos de marketing e as abordagens atuais que os diferentes tipos de negócio precisam adotar nas suas estratégias, incluindo consultórios odontológicos e clínicas.

Nesse cenário, as ferramentas digitais de marketing para dentistas se tornaram grandes aliadas na promoção de uma imagem mais moderna do seu trabalho e na consequente captação de clientes.

Esse post é, então, uma maneira de aproximar o profissional de Odontologia ao Marketing mais moderno. Mostraremos porque apostar no digital para atrair clientes é a melhor opção, devido tanto à simplicidade dos recursos e quanto ao alcance das ações digitais. Saiba das vantagens do marketing para dentistas!

Marketing para dentistas: o que você precisa entender

Ainda vemos nas ruas vestígios do velho marketing, como os folhetos, as pessoas contratadas para fazer abordagem nas calçadas, propagandas em outdoors etc.

Porém, muitas vezes, como resultado, temos uma grande poluição visual, despesas para os profissionais, folhetos no chão e nas lixeiras, dentre outras consequências indesejáveis que vêm junto com essas antigas estratégias. O que aponta para a necessidade de novas formas de divulgar o trabalho de dentistas e captar clientes.

Todo esse ônus pode ser eliminado se for adotada uma outra postura em relação ao próprio marketing. Hoje, trabalha-se com a noção de que, com o cliente indo até o profissional, há maior chance de converter a busca em um negócio de fato e, o que é muito importante, sem desperdiçar recursos e tempo.

O Inbound Marketing é esse novo conceito, sendo essencialmente o marketing de atração. A partir dele, os meios digitais se tornam uma grande fonte de atração e conversão do público-alvo.

Conhecendo as etapas percorridas pelos clientes

Até se tornarem clientes, as pessoas percorrem algumas etapas, sendo, atualmente, a maior parte delas pela internet. Diante disso, é preciso compreender o comportamento do público e suas expectativas em cada uma delas para, assim, fazer bom uso dos recursos digitais.

Seguindo essa lógica, nenhuma ação pode ser aleatória ou isolada do planejamento. Independentemente do segmento do mercado, se a marca vende um produto ou presta algum serviço, essas fases fazem parte de toda jornada.

Veja como é esse trajeto e como conduzi-lo!

  1. Descoberta: despertar o interesse do cliente para determinado assunto
  2. Reconhecimento do problema: apresentar possíveis soluções
  3. Consideração: mostrar porque determinada solução pode ser a melhor
  4. Decisão: apresentar com clareza seu diferencial competitivo

Criar uma abordagem adequada para cada uma dessas etapas deve ser um objetivo constante de gestores de clínicas e consultórios. O objetivo é de converter clientes em um primeiro momento e, após essa etapa, iniciar o processo de fidelização.

Dentro dessa estratégia de atração, há diferentes ferramentas que viabilizam interação com clientes, otimizando as possibilidades oferecidas no ambiente virtual da melhor forma possível.

A criação de conteúdo para atrair clientes, por exemplo, tem um melhor desempenho quando auxiliada por ferramentas como o Google Keyword Planner ou o SEMrush. Sua função é detectar palavras-chave mais buscadas nos mecanismos da web, ou seja, mais populares em suas determinadas áreas de conhecimento.

Além da análise de conteúdo, é possível agendar os posts em diferentes redes sociais através do HootSuite. Isso possibilita um planejamento a médio e longo prazo para a execução da estratégia de marketing de conteúdo.

Veja agora como isso pode ser feito em consultórios e clínicas odontológicas!

O poder do digital no marketing para dentistas

Estar presente nos meios digitais, ter pouca (ou nenhuma) despesa, vincular a imagem que quiser à marca profissional e, finalmente, acompanhar os resultados em tempo real. Tudo isso está incluído no poder do digital no marketing para dentistas.

Ao pensar que, no Brasil, há cerca de 100 milhões de usuários por mês se conectando no Facebook, é possível compreender a necessidade de profissionais se inserirem na rede para de fato “existirem” para seus clientes.

Lembrando que o Facebook oferece recursos avançados que envolvem segmentação de público, anúncio pago, aumento do alcance de determinado post que teve mais repercussão, além de ser um excelente canal de comunicação com clientes.

Além disso, há muitos profissionais da Odontologia investindo na produção de conteúdos de qualidade, a fim de atraírem um público que procura informações específicas nos mecanismos de busca, com a ajuda daquelas ferramentas que citamos acima.

A partir de um blog é possível criar um repertório de textos e imagens relevantes para o seu público e conduzi-lo até que se torne um cliente.

Os contatos estabelecidos no blog podem se converter em um público fiel através do e-mail marketing, cuja captação de endereço é feita por um simples convite de cadastro para receber novos conteúdos. Veja só essas e outras particularidades de sites, blogs e e-mail marketing.

Site e blog

Esses dois canais de comunicação são complementares e têm grande utilidade na atração de novos clientes ou para se relacionar com parceiros e fornecedores em geral. Sendo dois instrumentos diferentes para o marketing digital, eles possuem papéis específicos.

No caso do site, associa-se a uma imagem institucional a esse veículo, reservado para informações do mercado de atuação, histórico da empresa, profissionais que atuam, produtos, dentre outros dados mais técnicos.

Já o blog possui conteúdos menos formais, e serve para demonstrar a autoridade da marca ou do profissional em determinados assuntos relacionados aos serviços oferecidos. Com linguagem mais leve e didática, os conteúdos devem dialogar com aquelas etapas da jornada do cliente, a qual citamos anteriormente.

E-mail marketing

O e-mail marketing é um recurso com potencial de fortalecer o relacionamento com os clientes. Embora muitas pessoas não saibam, é uma das ferramentas mais eficientes de marketing digital.

O envio de e-mails pode ter diferentes fins, dentre eles a apresentação de novidades no consultório, felicitações em datas comemorativas, cursos, divulgação de conteúdos ou aviso de consultas. Uma das vantagens desse instrumento é o fato de que as pessoas o acessam diariamente.

Redes sociais

As redes sociais são ferramentas importantíssimas no marketing digital para dentistas. Mas primeiro é preciso decidir em quais delas investir.

Para alcançar um bom retorno e ter clientes potenciais em contato com a rede, é preciso saber onde eles estão. Com uma pesquisa de mercado e compreendendo o perfil do seu público, é possível saber que tipo de mídia eles mais usam.

Além disso, a rede social precisa ter a ver com a identidade do seu negócio, bem como ser ser útil para ele.

Por exemplo, se você pretende demonstrar procedimentos em formato de vídeo, algumas redes são mais adequadas para isso, como o Youtube ou o próprio Facebook (se forem curtos).

Já para quem quer colocar apenas imagens de resultados de tratamentos, o Instagram pode ser mais interessante.

É preciso entender que toda rede tem as suas regras para que o conteúdo tenha impacto. A má utilização das redes pode ter um efeito negativo na reputação do negócio, por isso, é preciso ter segurança sobre o que se coloca nas redes sociais do seu consultório.

Portanto, não se engane achando que administrar uma página profissional é simples como um perfil pessoal, pois é essencial profissionalizar essa função. Para isso, existem diversas ferramentas desenvolvidas para tornar as campanhas nas redes mais assertivas. Algumas delas são:

  • Plataformas Survey Monkey, Formulários do Google ou Survio para realizar pesquisas de marketing;
  • Similar Web e Alertas do Google para análise da concorrência;
  • Buffer e Hootsuite para programar conteúdos em diferentes redes sociais, dentre outros.

Uma maneira de compreender melhor a identidade digital do seu consultório é estudar os concorrentes da área e que já tenham uma presença digital consolidada.

Dessa forma, é possível visualizar até mesmo possíveis ações que você não quer para o seu negócio, justamente pela imagem que elas transmitem.

Um erro bastante comum que as pessoas costumam cometer após certo grau de intimidade com suas páginas profissionais nas redes sociais e seu público é extrapolar no quesito exposição, misturando assuntos pessoais e familiares com assuntos profissionais.

Assim, mesmo que a sua página comece muito bem, o objetivo inicial se perde e deixa também de se tornar um canal de captação de clientes e marketing para dentistas.

A importância de um bom site para o dentista

Como falamos anteriormente, o site tem um caráter institucional, funcionando como o principal ponto de referência do profissional no ambiente virtual.

O uso dos mecanismos de busca por grande parte das pessoas é um dos motivos para ter um bom site no ar.

Em números reais, o hábito de procurar orientações de saúde no Google engloba 86% dos brasileiros. Esses dados foram levantados em 2011, em uma pesquisa realizada pela Bupa Health Pulse. Hoje, é possível que os índices estejam ainda mais significativos.

Além disso, a busca por profissionais de diferentes especialidades também é uma prática comum e que deve ser levada em conta na hora de criar um bom site para o seu consultório.

Diferente das redes sociais, o site pode conter informações mais completas sobre a formação profissional, experiências, participação em congressos e quaisquer outros dados que façam parte da trajetória profissional.

Porém, assim como nas redes, é preciso ter um rigor quanto à qualidade do conteúdo, o design da página  —  oferecendo sempre uma experiência agradável ao visitante  — e às estratégias.

Nesse último caso, nos referimos à necessidade de definir com precisão o intuito de cada ação, oferecendo um caminho completo para o usuário acessar o conteúdo e ser impulsionado a entrar em contato com o profissional.

Para isso, existem mecanismos como formulários de contato, blogs de relacionamento associados ao site, botões de ação (para agendar uma avaliação, por exemplo), plugins de Newsletter, entre outros.

O Marketing para dentistas é simples, econômico e traz resultados reais para o consultório.

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