Avaliação Dentista Niterói/RJ

Restrição alimentar e higienização no aparelho ortodôntico


restrição alimentar e higienização - alimentação

Restrição alimentar e higienização, duas reclamações frequentes feitas pelos pacientes que usam aparelho fixo convencional. Ambas estão totalmente ligadas, pois é justamente por dificultar a limpeza e prejudicar a manutenção do aparelho, é que alguns alimentos devem ser evitados.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre restrição alimentar e higienização no aparelho ortodôntico


LEIA MAIS: Quanto tempo demora para alinhar os dentes?

Manutenção de aparelho ortodôntico: entenda a importância

Protetor para aparelho ortodôntico na prática de esporte: descubra um método que não machuca sua boca


A partir do momento que o paciente começa a usar o aparelho, alguns ajustes na sua higienização bucal e alimentação devem ser considerados. Uma escova especial, pois ajudará na escovação, e um passa fio será necessário para o fio dental. Uma lista de alimentos que devem ser evitados também passará a fazer parte da sua rotina.

Higienização

restrição alimentar e higienização - higiene
Higienização: escova de dente especial para ajudar na limpeza

O aparelho fixo convencional, por possuir bráquetes, fios, borrachas e elásticos na face dos dentes tende a apresentar uma higienização difícil e complicada, principalmente quando precisa ser feita fora de casa. O paciente acaba relaxando na limpeza, pois com a correria do dia a dia, não possui tempo para se dedicar. E com o passar dos meses de tratamento, a atenção a higienização só diminui.

Se o paciente não der atenção a rotina de limpeza e manutenção do aparelho fixo, estará arriscando o sucesso de seu tratamento. Problemas como acúmulo de resíduos de alimentos, tártaro, placas, inflamação na gengiva, cárie, mau hálito e até dentes manchados são alguns dos problemas que uma higienização ineficiente podem causar.

Restrição alimentar

restrição alimentar e higienização - alimentação
Restrição alimentar: morder a maçã pode quebrar ou descolar os bráquetes

Alguns alimentos devem ser evitados durante o uso do aparelho fixo convencional. Os muito duros porque podem descolar ou quebrar os bráquetes e entortar algum ferrinho. Os pegajosos e grudentos, grudam no aparelho e são trabalhosos de tirar, provocando uma enorme dificuldade na limpeza.

Bolacha recheada, por exemplo, além de ser bem dura para morder, tende a deixar o recheio grudado por todo aparelho, comprometendo o seu sorriso. Algumas frutas como maçã, dura para morder, e manga, bastante fibrosa, também merecem atenção do paciente. O ideal é cortar em pedaços pequenos, para evitar o atrito direto com os bráquetes.

A deliciosa pipoca no cinema também deve ser evitada. As casquinhas do milho ficam presas por todo aparelho, e algum que não estourou pode danificar alguma parte. Sem falar que você vai ter que sair da sala para conseguir limpar todos os dentes. A melhor dica na hora da alimentação para quem usa aparelho fixo é: tenha paciência na hora de realizar as refeições, mastigue bem, escolha porções menores e evite aqueles recomendados pelo seu dentista.

Alternativa mais confortável: sem restrição alimentar e higienização tranquila

Restrição alimentar e higienização
Alinhador ortodôntico estético: pode ser retirado na hora da refeição e limpeza

Os alinhadores ortodônticos estéticos são extremamente confortáveis em relação a higienização. Além de proporcionarem total liberdade na escolha da sua alimentação. Por serem removíveis, podem ser retirados na hora da refeição. Isso evita o acúmulo de resíduos e possibilita uma escovação eficaz e total dos dentes. A pessoa age como se não utilizasse aparelho.

O paciente retira o alinhador estético e se alimenta de maneira plena. Depois escova os dentes e volta a colocar a placa. Sem colocar em risco a saúde da gengiva, por parte do acúmulo de tártaro ou por ter uma suscetibilidade maior para o surgimento de cáries.

Além de fazer sua higiene bucal habitual, quem usa os alinhadores ortodônticos estéticos, não precisa se preocupar com possíveis restos de comida presos nos bráquetes e fios. Tem sempre a certeza de um sorriso impecável, sem precisar alterar sua rotina. Ou seja, restrição alimentar e higienização não são preocupações para os pacientes que usam os alinhadores ortodônticos estéticos. 

Outro fator importante dos alinhadores, é que pelo fato de ser removível, também favorece a higiene do próprio alinhador. Pois o paciente retira, faz a limpeza e coloca novamente.

Saiba mais sobre os alinhadores ortodônticos em “Aparelhos estéticos: conheça os tipos de aparelhos ortodônticos focados na estética”.

Ficou interessado? Quer um tratamento sem restrição alimentar e higienização tranquila? Para mais informações, acesse a Central de Aparelhos Estéticos e saiba mais!

 


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *