Aparelhos estéticos: conheça os tipos de aparelhos ortodônticos focados na estética

Uma das principais questões dos pacientes que chegam ao consultório ortodôntico atualmente é a real necessidade de ter que usar aparelhos para corrigir o alinhamento, mordidas, posicionamento e a aparência estética do seu sorriso.

É bem comum, principalmente nos adultos, uma objeção em relação ao uso do aparelho fixo. Isso acontece porque a aparência metálica dos aparelhos tradicionais não é nada satisfatória para pessoas que já passaram dos 30 anos, para profissionais que não querem apresentar um aspecto mais juvenil, ou por ser incômodo para o próprio convívio social.


LEIA MAIS: Quais são os tipos de aparelho ortodôntico?

Aparelho autoligado: preço, tratamento e vantagens

Invisalign: uma nova forma de correção do sorriso


Pensando nisso, a ortodontia, preocupada em atender essa demanda, desenvolveu algumas alternativas de tratamentos ortodônticos mais discretos que o aparelho fixo tradicional, mas que também apresentam resultados muito satisfatórios.

Aparelho fixo estético

aparelhos estéticos - Aparelho fixo estético
Aparelho fixo estético

O aparelho fixo estético é uma das opções mais utilizadas pelos dentistas. Diferente do convencional, apresenta os braquetes da cor dos dentes e promete uma maior discrição para o sorriso.

Leia mais em “Aparelho fixo estético: deixe seu sorriso lindo durante a correção”.

Esse tipo de aparelho apresenta uma certa limitação, pois embora os braquetes pareçam transparentes, o fio ortodôntico ideal é de metal. Os fios estéticos disponíveis no mercado ainda deixam um pouco a desejar no que diz respeito a flexibilidade. Mesmo assim, o aparelho fixo estético apresenta-se como uma ótima solução na questão da estética.

Aparelho lingual

aparelhos estéticos - Aparelho estético lingual
Aparelho estético lingual

Além do aparelho estético, outra opção para os pacientes que têm essa objeção ao aparelho fixo convencional é o aparelho lingual. Neste, os braquetes são colados na face de dentro dos dentes, então ele não fica nada aparente.

Leia mais em  “Ortodontia lingual: quando indicar ao paciente”.

Este modelo traz algumas limitações: para o profissional, por ser difícil de manusear, eleva o tempo de cadeira no consultório, e faz com que o trabalho do dentista seja bastante artesanal e dependa muito da sua habilidade. Para o usuário, pode gerar desconforto durante a fala e a mastigação, causar traumas na língua, além de reter muitos resíduos alimentares, dificultando muito uma higienização eficiente.

Aparelho removível

aparelhos estéticos - Aparelho estético removível
Aparelho estético removível

O aparelho removível é constituído por duas partes, uma de acrílico que preenche o céu da boca e uma parte de metal. Arcos e ganchos em arame se fixam ao acrílico e são os responsáveis pela fixação nos dentes. Esse tipo de aparelho é indicado para casos mais leves, pois apresenta limitações quanto a movimentação, inclinação e angulação dos dentes.

Além disso, é um tratamento que depende totalmente da colaboração do paciente, que só deverá retirá-lo para se alimentar e fazer a higienização.

Alinhadores Ortodônticos

aparelhos estéticos - alinhadores ortodônticos
Alinhadores ortodônticos

Atualmente, o que o mercado oferece de mais moderno são os aparelhos chamados alinhadores ortodônticos, indicados para todas as pessoas que desejam corrigir seus dentes com o máximo de conforto e discrição. Além de atender a estética é sem dúvida, uma sistema mais confortável por exigir menos consultas, com tempo de tratamento mais rápido e facilidade para uma higiene e alimentação sem nenhuma restrição.

Leia mais em  “Alinhadores ortodônticos estéticos: é um tratamento caro?”.

Os alinhadores são plaquinhas transparentes que conduzem os dentes gradativamente para a posição correta, pois as placas são produzidas a partir de modelos corrigidos, já com os dentes na posição adequada.

Por não ser fixo nos dentes, os alinhadores são práticos na hora da alimentação e na higienização, pois possibilita que o paciente retire para fazer a escovação e passar fio dental.

Não se pode esquecer da vantagem estética desse tipo aparelho, que por ser transparente se torna quase imperceptível. É por isso que, quem tem a questão estética como principal objeção ao uso de aparelhos escolhe este método.

Evolução dos aparelhos estéticos

A ortodontia vem se transformando e evoluindo para atender aos anseios dos pacientes. E sem dúvida, hoje em dia no consultório, a busca é para ter um sorriso alinhado, harmonioso e bastante estético, mas com o máximo de conforto possível.  Para saber mais, acesse agora a nossa Central de Alinhadores Estéticos!

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *