Tratamento com Invisalign Tratamento com Invisalign

Quanto tempo demora para alinhar os dentes?


Quanto tempo demora para alinhar os dentes - Aparelho fixo

Você deve conhecer alguém que usa ou já usou aparelho ortodônticos e deve ter reparado que, em muitos casos, essa pessoa já o usava há bastante tempo, não é mesmo? Pois é. Esse é um dos principais motivos que faz com que, quando um ortodontista sugere o uso de aparelho, muitas pessoas fiquem receosas e questionem: Quanto tempo demora para alinhar os dentes?

Apesar da grande quantidade de perguntas em relação a quanto tempo demora para alinhar os dentes, não é possível respondê-las de uma maneira resumida. Isso porque devemos levar em consideração as particularidades de cada caso, de cada paciente. Geralmente, o tratamento ortodôntico pode ser dividido em 6 etapas e as características de cada pessoa influenciam diretamente no andamento de cada um delas, variando o tempo final da intervenção.

Tratamento ortodôntico: conheça as etapas e suas finalidades

Cada tratamento é planejado de forma individual para cada paciente, considerando a complexidade de cada caso e as correções necessárias em cada arcada – superior e inferior. Cada etapa é essencial para garantir um tratamento bem feito e que traga os melhores resultados ao paciente. Vamos a elas:

1. Diagnóstico e Planejamento

Trata-se do primeiro contato entre paciente e ortodontista. Aqui, são realizados os exames clínicos iniciais, avaliação de exames complementares como rx, fotos etc.. para que se possa fazer o diagnóstico e montar um plano de tratamento individualizado e o paciente possa tomar a decisão ou não de se realizar o tratamento.

2. Instalação do aparelho

Nesta etapa, o ortodontista realiza a preparação e a instalação do melhor aparelho para cada caso: fixo, removível, ortodôntico ou ortopédico. Em seguida, o paciente recebe as principais orientações para higiene e conservação do aparelho.

3. Alinhamento e nivelamento dos dentes

Antes de fazer qualquer modificação significativa, o dentista precisa garantir que os dentes do paciente estejam alinhados e nivelados. Sendo assim, nesta etapa é feita a correção na posição dos dentes desalinhados, melhorando aspectos como espaçamento, inclinação, apinhamento e giro. Caso seja necessária, a extração de dentes também é feita nesta etapa.

4. Correção da mordida

Esta é a parte mais delicada do tratamento e, geralmente, a de maior duração. Aqui, o ortodontista vai corrigir a mordida e o encaixe dos dentes, fazendo o fechamento ou abertura de espaços, correção de desvios, fechamento de mordida, entre outros procedimentos.

5. Finalização ortodôntica

É a hora de refinar o posicionamento dos dentes, uma vez que eles já estão bem próximos das suas posições finais. São movimentações mais sutis e delicadas, buscado aperfeiçoar a mordida, a forma dos arcos e o tamanho e formato dos dentes.

6. Contenção

O aparelho é retirado e são instalados os dispositivos de contenção, geralmente fixos na parte de baixo e removíveis na arcada superior. O objetivo é estabilizar os dentes na nova posição após todas as mudanças que foram feitas. Por esse motivo, é preciso fazer o acompanhamento periódico, com consultas em intervalos de 3 a 6 meses, para garantir que não houve nenhuma movimentação indesejada.

Mas afinal, quanto tempo demora para alinhar os dentes?

Alinhamento de dentes com aparelho fixo x Invisalign
Alinhamento de dentes com aparelho

Geralmente, o tratamento ortodôntico pode levar entre 6 e 24 meses. Vale ressaltar, porém, que a duração do processo depende de uma série de fatores, variando de pessoa para pessoa. O grau de complexidade de cada caso – como a gravidade da má oclusão, a necessidade de extração de dentes e até mesmo idade da pessoa – e o comprometimento do paciente com cada etapa do tratamento têm impacto direto no tempo em que ele vai precisar utilizar o aparelho.

Infelizmente, é muito comum vermos casos de pacientes que já não se dedicam tanto no período final do tratamento, o que pode comprometer tudo o que foi feito até então. Entender cada etapa do processo é essencial para o sucesso do tratamento e para colaborar da melhor maneira possível nos resultados esperados.

É importante seguir as indicações do ortodontista e manter as consultas periódicas, mesmo após a colocação das contenções. Por isso, vale ressaltar: se tirar o aparelho antes do tempo, os dentes voltam para a posição inicial e jogam-se fora todo o tempo e dinheiro investidos.

Existem outras opções de tratamentos ortodônticos?

Muitos pacientes perguntam se existem outras opções de tratamentos ortodônticos ou se há alguma forma de acelerar o tratamento. Felizmente, com as inovações tecnológicas que vêm surgindo, novas alternativas já estão disponíveis e o paciente não precisa necessariamente utilizar o tradicional aparelho com braquetes e fio ortodôntico.

Uma dessas opções é o Invisalign, tratamento feito a partir de moldes transparentes e removíveis e com duração consideravelmente menor quando comparado aos procedimentos convencionais.

O tratamento é feito por meio de alinhadores transparentes, muitos mais discretos que os aparelhos metálicos e com quase nenhuma influência na estética facial do paciente, além de facilitar a higienização e não atrapalhar a alimentação.

O tratamento com Invisalign é simples e eficaz. Os alinhadores devem ser trocados periodicamente, sempre contando com o acompanhamento do dentista, que irá monitorar a movimentação dos dentes e fazer a troca quando necessário. Assim como os aparelhos tradicionais, ao final do tratamento é necessária a instalação de contenções para garantir a estabilização dos dentes.

Outra grande vantagem dessa tecnologia é o tempo de duração do tratamento, que chega a ser 50% menor quando comparado ao método convencional. Todo o planejamento do tratamento com Invisalign é feito virtualmente, por meio de representações 3D da estrutura bucal do paciente, o que permite uma intervenção muito mais precisa e uma estimativa de duração muito mais acurada.

Alinhamento de dentes com Invisalign em 50% do tempo
Alinhamento de dentes com Invisalign em 50% do tempo

Ficou interessado? Se quiser conhecer mais sobre essa nova opção para tratamentos ortodônticos, baixe gratuitamente o nosso eBook “Invisalign: alinhamento de sorriso de forma inovadora” e informe-se!


Comentários


  • Bom dia minha dúvida e muitas pessoas abordadas consultorios dentarios oferecendo planos de manutencao gratuita com.custo de 120 reais por mes agora sera que todos tem mesmo que usar aparelho aqui em casa visando as orientacoes do site vi que nao podia nos ajudar

  • Tenho 27 anos e meu dente da frente permanente nunca nasceu, minha pergunta e quanto tempo demora pra puxar um dente com aparelho odontologico?

  • Franciele Quadros da costa disse:

    To usando aparelho a 7 meses e a ortodontista so colocou encima e na parte de baixo ainda nao e normal passar todo esse tempo pra colar o de baixo?

  • Estou a 5 anos com aparelho por ter uma falha de dente no superior.Esta falha já fechou e o dentista não me libera do aparelho.
    Quanto tempo é o máximo para ficar com aparelho??

  • Fernanda caetano disse:

    Acho q não , o meu eu coloquei um mês a parte de cima, e no mês seguinte a parte de baixo. Converse com seu dentis e tire suas dúvidas.

  • Adicleuma souza disse:

    Se vc colocou e não obteve resultado , vc precisa procurar outro dentista . Pois eu uso a 6 meses e já obtive resultado . E em questão de tempo o meu dentista disse q e varia muito do tratamento .

  • Estou usando aparelho a 5 meses e não vejo nenhuma mudança, eu creio que em 5 meses deveria já ter resultados. Outro questionamento é em relação a manutenção, todos os meses ao fazer a manutenção não sinto nada, nem dor e nem incomodo, como se não tivesse feito manutenção.
    Gostaria de saber se isso é normal?

  • Tô com aparelho a nove meses, tô tentando fechar espaço de um dente que foi extraído, mais ao invés de fechar esse espaço tá abrindo os demais . Tô sentindo regressão no tratamento o que eu faço?

  • Boa tarde, vou usar aparelho e meu dentista solicitou a extração dos dentes 26 e 15, mas fiquei na dúvida se está correto ou para extração teria que ser feita com semelhantes? Acho que deu pra entender, por exemplo o 26 e 16. Aguardo resposta.

  • Tenho q fazer a manutenção todo mês mesmo meus dentes se movimento adequadamente?Por que tem mês q a dentista apenas troca a borrachinha colorida sem mexer no fio.Teria a possibilidade de manutenção a cada dois meses?Ou espaço de tempo maior pra manutenção?

  • To usando aparelho ha 1 ano e meio e depois desse tempo de uso a dentista quer tirar um dente isso não teria que ter visto antes?

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.