Tratamento com Invisalign Tratamento com Invisalign

Como tirar manchas dos dentes causadas pelo aparelho?


Tratamento para manchas nos dentes causadas por aparelhos

Muitos pacientes que estão usando ou precisarão usar aparelho fixo têm receio de ficar com manchas nos dentes ao final do tratamento ortodôntico. É uma dúvida muito comum, mas será que isso realmente pode acontecer? A resposta é sim. Porém, a culpa não é do aparelho. Então, como tirar manchas dos dentes causadas pelo aparelho?

Infelizmente, muitas pessoas não fazem uma higienização adequada ao longo do tratamento, o que faz com que apareçam manchas brancas nos dentes, que ficam mais evidentes quando o aparelho é retirado.

Como tirar manchas do dente causadas pelo aparelho?

Sem uma higiene adequada, o esmalte dos dentes pode sofrer com a ação de ácidos orgânicos produzidos por placas bacterianas que se formam ao redor do aparelho, especialmente nos tradicionais fixos com borrachinhas. Cabe ao profissional sempre alertar e orientar os pacientes em relação aos cuidados necessários para minimizar as chances de isso acontecer.

Para reduzir a formação desses ácidos e o risco do aparecimento de manchas, a melhor alternativa é uma escovação completa dos dentes, gengiva e língua, associada ao uso diário de fio dental e, se possível, de escova interdental.

É essencial escovar os dentes ao menos três vezes ao dia e utilizar cremes dentais e enxaguantes bucais com flúor, o que ajuda na proteção e na recuperação dos minerais que compõem o esmalte dentário. Além disso, é indicada a redução do consumo de bebidas escuras, como refrigerantes de cola e café, e de alimentos ricos em açúcares, uma vez estes favorecem o surgimento de placas bacterianas e de cáries.

Ao final do tratamento, é comum que muitos pacientes queiram fazer um clareamento nos dentes, especialmente nos casos em que, de fato, surgiram manchas. Não há nenhuma contraindicação em relação a esse procedimento, mas somente o dentista é quem poderá fazer um diagnóstico preciso, informando se essas manchas são reversíveis ou não e indicando o melhor tratamento.

Como tratar as manchas nos dentes?

Tratamento para manchas nos dentes causadas por aparelhos
Tratamento para manchas nos dentes causadas por aparelhos

Manchas de menor intensidade podem ser reduzidas com uma boa higiene bucal e o uso dos produtos que citamos acima. Já as mais intensas podem precisar tratamentos mais específicos no consultório, como aplicações de flúor, restaurações e microabrasões.

A boa notícia é que hoje em dia contamos com novas opções viáveis de tratamentos ortodônticos que, entre outros benefícios, reduzem a chance do aparecimento de manchas causadas por placas bacterianas. Métodos diferenciados como o aparelho autoligado, que não contém borrachas ao redor dos braquetes, e o Invisalign, que é removível, permitem uma higienização muito mais fácil e completa ao longo do tratamento, minimizando possíveis frustrações dos pacientes.

Ficou interessado? Para mais informações como essa, conheça a Central de Aparelhos Estéticos e saiba mais!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.