Protetor para aparelho ortodôntico na prática de esporte: descubra um método que não machuca sua boca

É muito comum entre atletas e praticantes de atividades físicas que usam aparelho fixo o receio de lesões na boca, e por isso a busca por um protetor para aparelho ortodôntico. Isso acontece porque determinados esportes, como futebol, lutas, radicais ou atividades de lazer podem causar traumas no tecido mole que vai de encontro aparelho ortodôntico convencional. Mas será que existem alternativas para a prática de esporte sem o risco de sofrer um acidente?

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre protetor para aparelho ortodôntico


LEIA MAIS: Manutenção de aparelho ortodôntico: entenda a importância

Quanto tempo demora para alinhar os dentes?

Tempo de tratamento ortodôntico: existem métodos mais rápidos?


Protetores bucais

Protetor para aparelho ortodôntico: Protetor Bucal
Protetor Bucal

O protetor bucal é o grande aliado das pessoas que usam aparelho fixo convencional e praticam esportes. Ele parece um aparelho móvel que se encaixa nos dentes para protegê-los de qualquer impacto durante o exercício.

Esses protetores são universais, apresentam algumas diversidades de tamanho, mas não muitas e são feitos de um material flexível. Pela flexibilidade, possibilita que o atleta encaixe e cubra todas as peças (braquetes) do aparelho ortodôntico.

Dessa maneira, se acontecer algum acidente, na pratica da atividade física, o indivíduo não terá a mucosa pressionada de maneira abrupta sobre as pecinhas do aparelho ortodôntico fixo, evitando assim lesões na boca.

Alinhadores ortodônticos

Protetor para aparelho ortodôntico: Alinhadores Ortodônticos
Alinhadores Ortodônticos

Outra alternativa que a ortodontia oferece aos atletas, é a troca do aparelho fixo convencional pelos chamados alinhadores ortodônticos, que são aparelhos mais confortáveis, que não apresentam nenhuma proeminência e tem um ajuste muito íntimo na face vestibular dos dentes, sem ter nenhuma projeção, anulando por completo a possibilidade de gerar um trauma na mucosa devido a um acidente.

Além disso, os alinhadores evitam cortes nos lábios e no lado interno das bochechas, machucados bem comuns entre os praticantes de esportes que utilizam aparelho ortodôntico fixo.

Não há dúvidas que a melhor alternativa disponível no mercado para os atletas atualmente é o uso dos alinhadores ortodônticos, pois só ele possibilita o máximo de conforto e segurança na prática das atividades, reduzindo totalmente o risco de lesões e escoriações bucais.

Saiba mais sobre os alinhadores ortodônticos em “Aparelhos estéticos: conheça os tipos de aparelhos ortodônticos focados na estética”.

Acompanhe o nosso blog, estaremos sempre apresentando as melhores alternativas para os tratamentos ortodônticos. Acesse agora a nossa Central de Alinhadores Estéticos e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *