Avaliação Dentista Niterói/RJ

Tempo de tratamento ortodôntico: existem métodos mais rápidos?


tempo de tratamento

Tempo de tratamento, uma questão corriqueira dentro do consultório dos ortodontistas. Os pacientes buscam o melhor tratamento, querem conforto, praticidade, garantia de resultados satisfatórios. Um sorriso maravilhoso, alinhado e lindo. Tudo no menor tempo possível.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre o tempo de tratamento ortodôntico


LEIA MAIS: Quanto tempo demora para alinhar os dentes?

Manutenção do aparelho ortodôntico: qual a frequência das consultas?

Alinhadores estéticos: uma realidade na prática ortodôntica


A expectativa com o resultado do tratamento gera ansiedade nos pacientes. Antes mesmo de definir o método adequado já desejam saber qual será o tempo de tratamento.

O conforto e a praticidade do aparelho estão muito relacionados a questão do tempo de tratamento. Segundo o Dr. Marcelo Calvo, ortodontista com mais de 20 anos de experiência, os pacientes relatam no consultório que não querem mais usar o aparelho fixo convencional por muito tempo. Argumentam que ficar com a aparência do sorriso metálico por muito tempo não é confortável, além da dificuldade na alimentação, já que restringe alguns alimentos e também porque complica muito a higiene.

O tempo de tratamento ortodôntico é muito particular para cada paciente. De acordo com o diagnóstico e método utilizado é que o profissional conseguirá passar uma previsão.

Por exemplo, um tratamento com um aparelho ortodôntico fixo estético, autoligado, que propõe um intervalo de consultas maiores, com uma prescrição adequada para o movimento, tem tendência a ser mais rápido. Mas mesmo assim, esse aparelho depende muito da experiência do profissional e ele é bastante artesanal, porque é preciso que se conduza todos os movimentos individualmente. Por isso é muito importante que se faça com um profissional que tenha uma vasta experiência, e que use ferramentas que possibilitem prestar o melhor movimento da maneira mais rápida.

Mesmo assim, é difícil para o profissional dar exatidão no tempo de tratamento, pois muitos fatores influenciam na movimentação dos dentes, na correção da mordida e no planejamento ortodôntico de cada caso.

Ortodontia digital no tempo de tratamento

tempo de tratamento
Alinhador ortodôntico estético

A ortodontia digital hoje é uma realidade nos consultórios. Mas o que ela pode ajudar no tempo de tratamento ortodôntico?

Com a ortodontia digital é possível fazer o escaneamento intrabucal nos pacientes. Ao invés do molde de gesso tradicional, o dentista consegue ter um arquivo digital dos dentes. Um software que permite com que se faça um excelente diagnóstico de posição dos dentes, da mordida e da movimentação para uma posição mais adequada.

Com o escaneamento, o dentista desenha os movimentos com mais precisão e depois pode executá-los na boca do paciente. Transfere as informações a partir de aparelhos, como por exemplo, os alinhadores estéticos.

O profissional cria vários alinhadores. Estes, vão gradualmente fazendo os movimentos adequados para cada fase. O paciente vai usando cada um ao seu tempo e vai percebendo a evolução do tratamento. A precisão dos movimentos dos alinhadores estéticos deve-se ao uso das ferramentas digitais. Isso sem dúvida impacta no tempo de tratamento, além de possibilitar a previsão do tempo total do tratamento.

Os alinhadores estéticos são sem dúvida nenhuma uma possibilidade de redução no tempo de tratamento se comparado ao aparelho fixo convencional. Pois com a tecnologia digital é possível programar toda a movimentação dos dentes, toda magnitude, medir os milímetros. Isso gera economia no tempo do paciente, tornando um tratamento mais rápido e proporcionando um sorriso alinhado e harmonioso com o máximo de conforto durante o uso.

Saiba mais sobre os alinhadores ortodônticos estéticos em “Aparelhos estéticos: conheça os tipos de aparelhos ortodônticos focados na estética”.

Acompanhe o nosso blog, estaremos sempre apresentando as melhores alternativas para os tratamentos ortodônticos. Acesse agora a nossa Central de Alinhadores Estéticos e saiba mais!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *