Como tirar férias sendo empreendedor em um consultório odontológico?

A vida fica muito mais tranquila quando os negócios vão bem. Você já abriu seu próprio consultório odontológico e driblou todos os erros de iniciantes, já fez os investimentos necessários para esse ano e já possui clientes fiéis e numerosos. Agora é só aproveitar as vantagens de ser seu próprio chefe!

Ser dono de um negócio permite que você seja mais flexível com sua jornada de trabalho, mesmo sabendo da importância de manter uma rotina disciplinada, e tirar férias quando quiser parece tentador. Mas todo empreendedor sabe que não é tão simples quanto parece. Seu instinto de responsabilidade fala mais alto e parece ser impossível ficar tranquilo sem saber o que se passa no consultório. Se você acha impossível deixar os negócios sem sua supervisão, aproveite essas dicas que trouxemos! Com elas você só vai precisar escolher o destino e relaxar!

Planeje suas férias com antecedência

Infelizmente, não é possível decidir tirar férias e sair logo em seguida. É preciso separar uma data e, de preferência, fazer isso com antecedência. Assim, você terá tempo de diagnosticar o que será necessário fazer antes de sua saída, para que suas férias não sejam uma grande dor de cabeça. Procure definir, também, quanto tempo vai ficar fora. No início, pode ser difícil se ausentar durante muito tempo. No entanto, ao adquirir experiência com o passar dos anos, suas férias poderão ser cada vez mais prolongadas.
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Faça um calendário de férias junto com seus sócios

É importante que você e seus sócios estejam de acordo para não entrarem de férias ao mesmo tempo (veja como manter um relacionamento positivo com os sócios aqui). Mesmo que você tenha planejado tudo antes de sair, é primordial que tenha pelo menos um tomador de decisões presente no consultório para resolver eventuais imprevistos. Vocês podem se reunir periodicamente (semestralmente, anualmente ou quando acharem necessário) para agendar as férias nos melhores períodos para cada um. Ou, se preferirem, podem apenas avisar uns aos outros com antecedência quando decidirem tirar férias, para que todos possam se organizar.

Avise aos seus clientes

Você teve trabalho para conquistar seus clientes e fazer com que eles confiassem em você. Desmarcar consultas pode não ser bom para os negócios e nem para a continuidade dos tratamentos (veja como organizar melhor os prontuários de atendimento aqui). Por isso, se for necessário, tente adiantar alguns atendimentos para resolver esse problema. Avise os clientes da data de sua volta, para que eles possam marcar suas próximas consultas ou saber quando poderão te encontrar novamente.

Prepare a sua equipe

A tendência de centralizar tudo em você é normal, mas não é saudável. Treine seus funcionários para agirem sem sua direção. Para isso, procure motivá-los, mostrando que eles são capazes de exercer responsabilidades. Quanto mais pessoas de confiança dentro do consultório, mais tranquilo você ficará em se ausentar. Então, procure fazer com que toda a sua equipe seja da sua confiança.

Pronto! Agora é só fazer as malas, escolher o destino e divertir-se sem preocupações! Se você ainda está um pouco inseguro, mantenha o celular ligado e por perto, caso aconteça alguma coisa. Mas você vai perceber que, feitas as devidas precauções, nem celular nem preocupação serão necessários! Boa viagem e bom descanso! E se você ainda tem alguma dúvida escreva para nós através dos comentários!
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