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Dicas infalíveis para que os pacientes sejam fãs do seu consultório!


Você com certeza se lembra do seu paciente n° 1, da primeira pessoa a entrar em seu consultório e apostar nos seus serviços, dar fôlego a um profissional novo no mercado. É bem provável que se recorde, também, do primeiro a questionar e criticar o seu trabalho, não é mesmo?

Embora tenham sido experiências paralelas, os dois casos certamente trouxeram lições essenciais para a sua carreira e ensinaram na prática que, embora seus pacientes sejam indivíduos com necessidades, receios, dúvidas e comportamentos diferentes, todos têm algo em comum: precisam ser conquistados.

E para isso você deve investir em uma série de fatores que vão além do anúncio no jornal, preços e cartões personalizados de aniversário. Acredite: não há cupido odontológico que faça seu cliente se apaixonar pelo seu consultório. Há atitudes simples que você pode começar a tomar a partir de agora. Quer saber quais são elas? Continue acompanhando o nosso post:

Ofereça um ambiente acolhedor

Você não precisa contratar um massagista para recepcionar os pacientes nem contar com um playground completo para os filhos deles. Boas acolhidas dependem de fatores até mesmo corriqueiros que muitas vezes passam despercebidos.

Um deles está exatamente na recepção aos clientes. Eles são recebidos com “bom dia” ou “boa tarde”? Sua recepcionista é atenciosa, olha cada um deles nos olhos, os chama pelo nome, tenta manter o bom humor e demonstra presteza no trabalho? Pense nisso. Aposte em treinamentos que vão além das tarefas rotineiras com marcação de consultas e repasse de orçamentos. Invista em humanização.

Também é importante, claro, primar pela estrutura física do seu consultório e garantir alguns mimos que distraiam e tranquilizem os pacientes enquanto aguardam o momento de serem atendidos. Assentos confortáveis, revistas ou jornais atualizados, TV ou conexão wi-fi podem ajudar na eliminação de tensões e a reduzir a impaciência de quem odeia esperar.

Faça seus pacientes se sentirem sob os cuidados da pessoa certa

É bem provável que muitos pacientes cheguem até você a partir de indicações dos amigos, de algum parente ou até do vizinho que se tornou infinitamente mais sorridente depois que passou por suas mãos. Mas isso não é suficiente.

A propaganda incentiva a visita, mas a comprovação da qualidade faz com que os pacientes sejam fidelizados e retornem sempre que precisar. Portanto, ofereça segurança ao público. Ele gosta de saber que conta com um profissional gabaritado, que se especializa, atualiza e busca sempre reciclar conhecimentos. Aliás, demonstre ter exatamente esse perfil não apenas pendurando certificados na parede. Mas se comunicando de forma fluida com os clientes e com disposição em responder todas as dúvidas deles.

Se interesse pela vida dos seus pacientes

Não se limite a perguntar como anda a escovação ou se o aparelho odontológico causa desconforto. Mostre que você não vê quem entra em seu consultório apenas como cliente, mas como ser humano importante para você.

Abra um pouco de espaço para trocar algumas ideias, bater um papo rápido. Se tiver perfis em redes sociais, com certeza vai esbarrar com fotos de viagens, momentos de diversão ou membros da família dos pacientes. Tente perguntar sobre eles, fale um pouquinho sobre você. Atitudes assim criam laços importantes de confiabilidade e tiram a atmosfera mecânica e indiferente dos atendimentos clínicos.

Você tem muitos clientes? Não vai conseguir se lembrar de tudo? Deixe um espaço na ficha deles para fazer anotações sobre isso e use como memorando.

Cuide da sua equipe

Não poderia faltar um tópico neste texto sobre a necessidade de contar com funcionários receptivos, atenciosos e bem-humorados, não é mesmo?

Pois lembre-se: parte do comportamento aberto, expansivo e cativante é resultado do que se sente no ambiente de trabalho e com relação ao empregador. Converse sempre com quem trabalha com você, faça-o se sentir parte do consultório, peça sugestões, ouça o que todos têm a dizer, reconheça a qualidade do que realizam e busque agradá-los. Que tal confraternizações ou happy hours com toda a equipe?

E então, quais dessas ações você já realiza no seu consultório? Há alguma outra atitude que você incluiria nesta lista? Deixe seu comentário, troque ideias e compartilhe as suas experiências!

 


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