O uso de aparelho é indicado para corrigir problemas de mordida e arcada dentária, a fim de evitar danos maiores. Ele funciona aplicando força sobre os dentes para movimentá-los ou mudar a forma do arco dentário maxilar e mandibular. O tratamento ortodôntico não tem restrição quanto a idade, mas a recomendação é que seja feita uma avaliação ainda cedo, por volta dos 7 anos.
[ecp code=”eBook-pacientes”]
Embora a Ortodontia promova a saúde da boca, a maior preocupação dos pacientes é em relação à duração dos tratamentos, além do custo. Antes de realizar a movimentação dentária, o ortodontista determina qual deverá ser o posicionamento adequado dos dentes, além da força que será aplicada ao aparelho. Para isso, são considerados fatores como o tipo de problema que o paciente apresenta e o tempo de resposta do seu organismo.
Leia mais: A importância da Contenção Ortodôntica.
Portanto, não há como estabelecer um período exato para o término dos tratamentos ortodônticos. O processo é lento, mas cada caso tem suas particularidades e, portanto, sua duração específica.
A adaptação pelo organismo para acomodar os dentes na posição imposta pela pressão ortodôntica não é imediata. Em média, o corpo leva entre 21 e 30 dias para remodelar as estruturas de sustentação dentária, que acaba sendo o período entre uma consulta e outra. Apressar esse processo pode gerar desconforto e sensibilidade, além de arriscar a viabilidade do tratamento.
É preciso ter paciência. Esse é um investimento que vai garantir a você saúde e um belo sorriso.
Leia mais: Aparelho Dentário.
[ecp code=”eBook-pacientes”]
Eu faço uso do aparelho fixo. Posso fazer a troca desse que uso por esse invisaling. Tenho muito interesse.