A hora de montar a recepção do consultório odontológico é um momento crucial que influencia significativamente na experiência do paciente com o dentista.
Todo profissional de Odontologia precisa reconhecer que o histórico de relacionamentos entre dentista e paciente carrega, muitas vezes, uma herança de medo e dor. Nesse sentido, cada etapa que envolve o contato de um cliente com o seu dentista deve ser pensada a fim de diminuir essa tensão.
Diante disso, mostraremos como montar uma recepção de consultório odontológico que deixe os clientes mais tranquilos e os faça querer voltar naturalmente.
Crie um ambiente relaxante
Se a intenção é deixar o paciente mais tranquilo até a hora do atendimento, invista em recursos que promovam relaxamento. Num primeiro momento, pode parecer difícil pensar no ambiente ideal. Porém, quase todo mundo sabe, pelo menos, o que não é um ambiente relaxante.
Locais muito claros, paredes com tons frios ou muito fortes, móveis desconfortáveis, ruídos e sons de aparelhos, poucos lugares para sentar, essas são são algumas das características que tornam um ambiente estressante e desagradável.
Quando se trata de um espaço profissional, é preciso recorrer a fontes de conhecimento confiáveis. Portanto, a área de design de interiores e arquitetura são a base para promover esse conforto em um local específico como a recepção do consultório odontológico.
[ecp code=”dentistas-curso-1″]
Cores
No geral, observa-se muito a utilização do branco como base para consultórios, misturando-se a ele tons de verde e azul.
No entanto, o verde foi durante muito tempo utilizado para instituições, podendo ser associado com facilidade a traumas e experiências desagradáveis. O azul, por sua vez, pode fazer com que o tempo esteja demorando demais pra passar.
Vermelho e laranja devem ser evitados, pois causam mais ansiedade e excitação. O ideal, segundo especialistas, é a utilização do branco com tons de rosa mais equilibrados e pastéis, sem que o ambiente pareça excessivamente “feminino”. Amarelo, bege e marrom podem ser utilizados com moderação.
Iluminação
A luz deve ser clara o suficiente para não tornar o ambiente sombrio ou triste, porém, aproveitar a iluminação natural, com mais janelas e vidros, em vez de optar por apenas uma fonte de luz artificial torna o local arejado e calmo.
Objetos decorativos
Os objetos de um consultório odontológico não podem ser escolhidos como a decoração de casa, por exemplo. Embora o gosto do dentista esteja sempre em jogo, é preciso pensar em cada objeto que entrará na recepção, pensando no tipo de impacto que ele causará nas pessoas.
Caso não promova relaxamento, tranquilidade, ou uma estética positiva, não há sentido em tê-lo na recepção do seu consultório odontológico.
Tenha recepcionistas preparados
A humanização é um assunto bastante discutido em todas as áreas da Saúde. O principal motivo que leva esse tema a debates, estudos e pesquisas é o atendimento inadequado a pacientes, presente nos mais diversos contextos.
Sabendo-se que cada ser é dotado de uma subjetividade, o que torna suas experiências únicas, incluindo sofrimentos como dor física e psicológica, é preciso que o profissional esteja preparado para acolher pessoas.
Por isso, é vital criar uma seleção criteriosa para contratar recepcionistas preparados para lidarem com as mais diversas situações, os quais precisam ter, na mesma proporção, empatia e eficiência.
Um ambiente agradável somado a um atendimento acolhedor e eficiente pode ser tudo que uma recepção de consultório odontológico precisa para oferecer uma boa experiência para os pacientes.