Os resultados estético-funcionais da bichectomia estão tornando o procedimento cada vez mais popular. Porém, junto com a sua popularidade, surgem também dúvidas a respeito da indicação, dos profissionais habilitados, de seus efeitos e da complexidade desse tipo de intervenção.
Neste conteúdo vamos desmistificar a bichectomia, explicando como é feito o procedimento e porque promove resultados satisfatórios na estético-funcionais.
Vamos às explicações!
O que é bichectomia?
Bichectomia é uma cirurgia realizada na região das bochechas, que visa à retirar as chamadas “bolas de bichat”, as quais são responsáveis pelo volume que há na região entre a mandíbula e o maxilar.
Dentre as indicações para a remoção do corpo adiposo da face (bola de bichat) temos o fechamento de fístula Buco-Sinusal, mordedura interna da mucosa, correções de assimetria facial, afinamento do rosto para otimização do sorriso.
O cirurgião-dentista pode realizar a bichectomia estético-funcional?
Após realizar o curso de Bichectomia estético-funcional, o cirurgião-dentista está habilitado para oferecer o procedimento aos seus pacientes.
Ao harmonizar a cirurgia com outros tratamentos odontológicos para ter um sorriso mais bonito, bem como uma ótima aparência facial, o profissional consegue tornar a sua prática clínica mais completa.
De quais resultados estético-funcionais estamos falando?
Com a retirada da “bola de bichat”, as maçãs do rosto acabam ficando mais proeminentes, o que causa um efeito estético positivo no formato do rosto, realçando o contorno da face.
Como é feito apenas um pequeno corte na parte interna da bochecha e, assim, retirado o excesso de gordura, não há cicatrizes externas ou aparentes resultantes da cirurgia.
[ecp code=”eBook-pacientes”]
Muitas figuras públicas recorreram à bichectomia para melhorar a aparência, dentre elas a cantora Madonna, as atrizes Angelina Jolie e Megan Fox e outras celebridades como Kim Kardashian e Victoria Beckham. Veja aqui o antes e depois dessas famosas!
Há requisitos clínicos para os pacientes que querem fazer?
Como qualquer cirurgia, é necessário que o paciente preencha alguns requisitos para realizá-la. Primeiramente, é preciso esperar o tempo de crescimento completo da face, que ocorre na adolescência.
A maior parte dos pacientes que procuram o procedimento tem entre 20 e 40 anos, mas, com a autorização e consentimento dos responsáveis, pode ser feito antes.
Assim como a idade, alguns exames clínicos de rotina pré-cirúrgica são necessários:
- hemograma completo
- coagulograma
- glicemia
- avaliação de um cardiologista, no caso de pacientes hipertensos
Além de avaliar se o paciente está em condições de fazer a cirurgia, cabe ressaltar também que pode ser feita a anestesia geral ou local com sedação, o que também demanda informações completas sobre o estado de saúde do paciente. Na maioria dos casos, o procedimento é realizado sob anestesia local e sem sedação.
Vale ressaltar que há contraindicação para pessoas que estejam com quadros infecciosos ativos e outros problemas de saúde.
Quer fazer uma avaliação com um profissional capacitado? Agende uma consulta e seja avaliado por especialistas no assunto!
[ecp code=”eBook-pacientes”]
Boa tarde!
Desejo ser modelo para procedimentos de bichectomia.