Perfil online: você já tem o seu?

Você dentista recém-formado ou que está no mercado há algum tempo já pensou em ter seu perfil profissional na internet? Para aqueles que responderam sim, agora vem a segunda pergunta: ele está atualizado? E se a resposta foi outro sim, então ponto positivo para você, pois já percebeu que a internet pode ser um importante aliado no seu marketing ou de sua clínica. Mas se você é um profissional que ainda não está com seu perfil online, fique tranquilo, pois este post poderá lhe auxiliar a aderir a essa estratégia.

Certamente, você já ouviu falar em perfis onlines, afinal, redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e outras fazem já fazem parte do cotidiano e é muito provável que esteja em pelo menos uma delas. Normalmente, nelas as pessoas falam sobre si, suas preferências e compartilham com seus amigos assuntos de seu interesse, mas há também outros tipos de redes sociais: aquelas com foco profissional. Neste tipo de rede, como o próprio nome sugere, os usuários falam sobre sua atuação profissional, é um espaço para você divulgar o seu trabalho, qualificações e compartilhar conhecimentos. Por isso, ter um perfil online é uma excelente forma de ganhar visibilidade no mercado.

Use a internet a seu favor

De acordo com dados do CFO, Conselho Federal de Odontologia, em 2013 existiam no Brasil 212 instituições – entre públicas e privadas – com cursos de odontologia. Esse número mostra que o mercado de trabalho para o dentista é bem concorrido, afinal, são vários novos profissionais ingressando no mercado todos os anos.

Ser um profissional qualificado é fundamental para conquistar novos clientes e fidelizar os atuais, mas também é necessário buscar novas formas de ganhar visibilidade no seu segmento de atuação e atrair mais pacientes. Uma das maneiras é através da internet, visto que hoje existem inúmeros usuários que buscam informações nela. Há, inclusive, empresas que utilizam essa ferramenta para localizar novos profissionais. Naturalmente, a indicação feita pelos seus clientes continua sendo bem-vinda, mas você pode potencializar isso marcando presença no ambiente virtual também.

Vantagens de ter um perfil online

Em seu perfil online você pode colocar um mini currículo, destacando as áreas da odontologia nas quais atua, trabalhos significativos que desenvolve ou desenvolveu, pesquisas realizadas, enfim, um resumo de sua vivência profissional. Você também poderá colocar ali seus dados de contato, possibilitando que os interessados localizem sua clínica e, eventualmente, até agendem um horário. Lembre-se de manter seu perfil sempre atualizado, afinal, é através das informações que colocar nele que as pessoas saberão quais são suas especializações na odontologia.

Algumas redes permitem ainda que se criem espaços de discussão e isso pode ser enriquecedor, pois há intercâmbio de conhecimentos. Você poderá opinar, perguntar, responder, enfim, dialogar com colegas sobre temas relacionados a sua área.
[ecp code=”dentistas-curso-2″]

Sites onde você pode criar um perfil

Além dos guias disponíveis para cadastros de profissionais que são úteis para clientes encontrarem consultórios odontológicos e outros serviços na cidade, como o Consulte-me, perfis nas redes sociais são uma opção. Para isso, vale usar o Facebook para fazer a página do consultório, deixando lá seus contatos, link para blog ou site, além de informações sobre sua especialidade. Outra opção é o Google+ que, apesar de ainda pouco usado, tende a crescer bastante

Para um perfil realmente profissional, o indicado é se inscrever em sites como o HelpSaúde, portal realmente consolidado para que pacientes encontrem bons profissionais e até mesmo agendado consultas. O site é útil para profissionais de qualquer área da saúde e justamente por isso é tão acessado.

Dicas para o seu perfil online

Para quem já tem ou pretende ter um perfil, listamos algumas regras básicas para ajudar a manter a imagem positiva do seu negócio.

  • Se houver espaço para perguntas e debates com colegas, lembre-se de manter a polidez. Seja gentil e explique a origem dos seus argumentos. Qualquer profissional calmo consegue passar uma melhor impressão.
  • Atualize seu perfil com o que já produziu, sejam materiais acadêmicos, entrevistas, artigos escritos para jornais locais ou blogs. Não deixa de demonstrar sua autoridade.
  • Como é um perfil profissional, tenha atenção com a foto que você colocará lá. Prefira uma imagem que englobe apenas o rosto e ombros, com boa qualidade.

Agora que você já conhece as vantagens de estar presente no ambiente virtual, avalie o investimento de parte do seu tempo para cria ou atualizar seu perfil lá.

E você? Tem seu perfil online? Como faz uso dele?
[ecp code=”dentistas-ebook-2″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress