Muitos pacientes que estão usando ou precisarão usar aparelho fixo têm receio de ficar com manchas nos dentes ao final do tratamento ortodôntico. É uma dúvida muito comum, mas será que isso realmente pode acontecer? A resposta é sim. Porém, a culpa não é do aparelho. Então, como tirar manchas dos dentes causadas pelo aparelho?
Infelizmente, muitas pessoas não fazem uma higienização adequada ao longo do tratamento, o que faz com que apareçam manchas brancas nos dentes, que ficam mais evidentes quando o aparelho é retirado.
Sem uma higiene adequada, o esmalte dos dentes pode sofrer com a ação de ácidos orgânicos produzidos por placas bacterianas que se formam ao redor do aparelho, especialmente nos tradicionais fixos com borrachinhas. Cabe ao profissional sempre alertar e orientar os pacientes em relação aos cuidados necessários para minimizar as chances de isso acontecer.
Para reduzir a formação desses ácidos e o risco do aparecimento de manchas, a melhor alternativa é uma escovação completa dos dentes, gengiva e língua, associada ao uso diário de fio dental e, se possível, de escova interdental.
É essencial escovar os dentes ao menos três vezes ao dia e utilizar cremes dentais e enxaguantes bucais com flúor, o que ajuda na proteção e na recuperação dos minerais que compõem o esmalte dentário. Além disso, é indicada a redução do consumo de bebidas escuras, como refrigerantes de cola e café, e de alimentos ricos em açúcares, uma vez estes favorecem o surgimento de placas bacterianas e de cáries.
Ao final do tratamento, é comum que muitos pacientes queiram fazer um clareamento nos dentes, especialmente nos casos em que, de fato, surgiram manchas. Não há nenhuma contraindicação em relação a esse procedimento, mas somente o dentista é quem poderá fazer um diagnóstico preciso, informando se essas manchas são reversíveis ou não e indicando o melhor tratamento.
Como tratar as manchas nos dentes?
Manchas de menor intensidade podem ser reduzidas com uma boa higiene bucal e o uso dos produtos que citamos acima. Já as mais intensas podem precisar tratamentos mais específicos no consultório, como aplicações de flúor, restaurações e microabrasões.
A boa notícia é que hoje em dia contamos com novas opções viáveis de tratamentos ortodônticos que, entre outros benefícios, reduzem a chance do aparecimento de manchas causadas por placas bacterianas. Métodos diferenciados como o aparelho autoligado, que não contém borrachas ao redor dos braquetes, e o Invisalign, que é removível, permitem uma higienização muito mais fácil e completa ao longo do tratamento, minimizando possíveis frustrações dos pacientes.
Ficou interessado? Para mais informações como essa, conheça a Central de Aparelhos Estéticos e saiba mais!