O começo de um tratamento odontológico é sempre cheio de expectativas, principalmente quando se trata do tratamento ortodôntico, o qual envolve a aparência e o conforto dos pacientes.
Sabendo disso, o ortodontista deve saber lidar com essas expectativas de forma que elas fiquem alinhadas com a realidade, a fim de diminuir a ansiedade do paciente e não criar perspectivas irreais em relação ao processo.
Dentre os principais pontos que os dentistas devem alinhar, podemos destacar:
- a duração do tratamento ortodôntico
- o tempo necessário para ver algum resultado
- a higiene e escovação adequadas
Para aprofundar um pouco mais sobre esse tema, vamos mostrar agora como preparar o paciente para o tratamento ortodôntico e o que deve ser alinhado nesse início em relação aos três fatores acima.
A duração do tratamento ortodôntico
O manejo clínico é muito particular de cada profissional, no entanto, o começo de um tratamento ortodôntico requer algumas práticas específicas que servem para todos os pacientes.
O tempo de duração do tratamento precisa ser um dos primeiros assuntos abordados, pois envolve expectativas dos pacientes que, muitas vezes, não correspondem à realidade.
Com isso, após realizar uma avaliação acerca das características particulares de cada caso, o profissional estabelece um tempo médio de duração, lembrando que não é possível dar um prazo exato, já que os resultados serão acompanhados durante o tratamento.
Outra questão que está associada ao tempo é o tipo de aparelho ortodôntico que será utilizado. Cada tecnologia tem um período mínimo previsto para corrigir o problema.
Os primeiros resultados
A ansiedade para ter um sorriso perfeito leva as pessoas a perguntarem sobre quando poderão ver os primeiros resultados. Nesse sentido, a função do dentista é de diminuir essa ansiedade, oferecendo dados reais sobre o prognóstico do paciente e a previsão de correção.
No entanto, é preciso reconhecer também que ver os resultados acontecerem é um fator que motiva o paciente a respeitar o tempo do tratamento e tomar os cuidados necessários.
[ecp code=”dentistas-curso-2″]
Sendo assim, não se pode também ignorar essa expectativa e deixar o paciente sem qualquer tipo de informação.
Higiene e escovação adequadas
Para otimizar os efeitos do aparelho ortodôntico, é preciso mostrar para o paciente que os seus cuidados e hábitos são importantes para tornar o tratamento ortodôntico mais eficaz. Assim como o dentista possui seu papel, o paciente também tem o seu.
A higiene, por exemplo, é algo que somente o paciente pode cuidar. Logo, é essencial deixar claro que ela precisa ser feita com um rigor ainda maior, pois o aparelho requer mais cuidado com os dentes, devido à maior propensão ao acúmulo de bactérias.
É preciso recomendar hábitos específicos a fim de manter a saúde bucal em dia. Alguns desses hábitos são:
- escovar os dentes 3 vezes ao dia, pelo menos
- fazer remoção da placa bacteriana e profilaxia no mínimo duas vezes ao ano
- utilizar a escova interdental e o passador de fio
Além da higiene, a alimentação também precisa de uma atenção especial. Durante todo o tratamento ortodôntico, é necessário selecionar os alimentos, a fim de proteger o aparelho de possíveis danos e não atrapalhar os resultados.
Portanto, evitar alimentos como amendoim, balas que grudam ou são muito duras, milho na espiga, é um cuidado extremamente importante.
—
A relação entre dentistas e pacientes é uma via de mão dupla. Isto é, da mesma maneira que o profissional precisa se dedicar para oferecer o melhor atendimento possível, o cliente também tem o seu papel para potencializar os efeitos do tratamento.
No caso do tratamento ortodôntico, a busca por um sorriso perfeito é algo que ambas as partes compartilham e, por isso, a colaboração é vital para ter um excelente resultado.
Você pretende se especializar em Ortodontia? Conheça então o Mestrado em Ortodontia da Smile e aproveite para saber como funciona a seleção para o curso!
[ecp code=”dentistas-ebook-2″]