5 benefícios de usar um software para gestão financeira no consultório odontológico

O dentista que atua em consultório próprio ou com sócios se envolve diariamente em uma série de atividades administrativas, além do atendimento aos pacientes. Entre elas, está a compra de materiais, o relacionamento com fornecedores e o pagamento de contas, que não podem ser negligenciados sob o risco do negócio ter prejuízo em vez de lucro.

Acontece que todas essas atividades demandam tempo, o que normalmente é escasso no dia a dia de um consultório odontológico. Por isso, é necessário otimizar o máximo de tarefas possível, para garantir qualidade em todos os serviços, bem como uma excelente gestão do negócio.

Um software de gestão financeira se faz essencial nesse contexto, pois facilita e agiliza os registros de fluxo de caixa, permite um ótimo acompanhamento financeiro e melhores tomadas de decisão. Conheça a seguir 5 benefícios de se investir nesse tipo de sistema e tenha um consultório odontológico muito mais organizado e lucrativo.

Credibilidade dos dados

Quando o dentista não utiliza um único software para a gestão de todas as movimentações financeiras de seu consultório, normalmente cada tipo de informação é registrada em uma planilha eletrônica diferente ou em papéis separados. Assim, torna-se muito fácil que dados se percam, pois existem anotações financeiras em locais variados, ocasionando imprecisão de informações. Registrando todos os dados em um único sistema, nenhum valor, por menor que seja, se perde e você pode ter segurança nas análises de fluxo de caixa, contas a pagar e a receber.

Agilidade de acesso a informações integradas

Você economiza tempo acessando todas as informações financeiras em um mesmo sistema. Além disso, torna-se fácil relacionar os dados entre si e ter uma visão geral das finanças, comparando valores recebidos com despesas em materiais dentários, trabalhos laboratoriais e manutenção do consultório. É possível tirar relatórios precisos a qualquer momento, permitindo que você saiba quais os meses de maior rentabilidade, quais os maiores gastos do consultório e a frequência de despesas fixas e variáveis, o que é essencial para tomadas de decisão certeiras.
[ecp code=”dentistas-curso-1″]

Melhores tomadas de decisão

Ter acesso a informações financeiras precisas e integradas, propicia que você direcione seu negócio para dar mais lucro. Sabendo, por exemplo, quanto costuma lucrar e quanto precisa para manter seu consultório em funcionamento, é mais fácil decidir quando e se você investirá em novos equipamentos e campanhas de marketing. Do mesmo modo, é possvel detectar uma diminuição de rentabilidade e tomar atitudes para não cair no vermelho, como corte de gastos que você verificou, pelo sistema, serem desnecessários e frequentes.

Pagamentos sempre em dia

No software de gestão financeira, você também pode organizar pagamentos a serem efetuados, por data ou categoria. O sistema envia alertas quando está perto da data de vencimento e, assim, você não esquece de pagar nenhuma conta. Quando essas informações não estão organizadas e centralizadas em um único sistema, é fácil ocorrerem confusões e atrasos de pagamentos. Isso gera multas e, no caso de não pagamento de impostos, ainda pode acarretar infrações fiscais.

Maior rentabilidade

Os relatórios precisos do software de gestão financeira fornecem dados valiosos para você não perder investimentos e garantir mais lucro. O planejamento de campanhas de marketing e compra de novos materiais se dá com base em resultados anteriores, de forma que você só aplica seu dinheiro em ações que certamente trarão um retorno positivo. Acompanhando seus rendimentos mensais, você também nota se seu negócio está crescendo ou tendo dificuldades para alcançar um número suficiente de pacientes que mantenha seu consultório e ainda gere lucro. Nesse caso, pode-se intervir com estratégias de captação de clientes para melhorar o rendimento. Além disso tudo, quando você tem todos os dados financeiros, de entrada e saída, centralizados e registrados corretamente, é muito mais simples e rápido conseguir deduções no momento de declarar seu imposto de renda.

Você já utiliza algum software para controle de fluxo de caixa no consultório odontológico? Invista nesse recurso e administre suas finanças com praticidade, segurança eficiência!
[ecp code=”dentistas-ebook-1″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *