É preciso extrair o dente do siso para colocar aparelho ortodôntico?

É fato que o interesse em tratamentos ortodônticos aumentou e, com isso, as dúvidas sobre o tratamento também.

Muitas pessoas perguntam se é preciso extrair o dente siso para colocar aparelho ortodôntico. Falaremos sobre essa e outras informações ao longo do post. Acompanhe!

TRATAMENTO ORTODÔNTICO MAIS RÁPIDO SEM FIOS, SEM BRAQUETES E SEM DESCONFORTO – CONHEÇA A REVOLUÇÃO DOS APARELHOS ESTÉTICOS

Aumento da procura pelo aparelho ortodôntico

Uma matéria feita pelo jornal O Globo destacou, há cerca de 5 anos, a grande procura pelos diversos tipos de aparelho ortodôntico por pessoas de diferentes faixas etárias.

Além de fazer uma comparação sobre a idade ortodôntica do passado (década de 70 e 80), que variava entre 12 e 15 anos, com a atual que está se expandindo cada vez mais, o texto mostra alguns dos motivos que fazem esse tratamento crescer entre o público adulto.

De 2012 a 2013, houve um aumento de 65,4% nos procedimentos ortodônticos realizados pelo SUS. Em número, o total de procedimentos realizados no segundo ano foi de 20.738.

Mas esse crescimento não foi só no Brasil. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos, referente ao ano de 2011, mostrou um aumento de 103% no número de pessoas que utilizavam aparelho ortodôntico desde a década de 80. Do total de pessoas, um quinto tinha mais de 25 anos de idade.

[ecp code=”eBook-pacientes”]

Isso só comprova o que falamos anteriormente: o aparelho ortodôntico está cada vez mais popular e pessoas de todas as idades buscam o tratamento para ter um sorriso bonito.

Quais são os motivos dessa procura?

Abaixo, listamos dados relevantes que podem justificar essa procura maior pelo aparelho ortodôntico, bem como a sua utilização por um público mais diversificado:

  • Surgimento de opções mais discretas e estéticas de aparelho;
  • Queda nos custos do tratamento;
  • Aumento da renda nos últimos tempos (em especial, do brasileiro);
  • Maior facilidade na fabricação das peças devido ao avanço tecnológico;
  • Facilidade para o pagamento;
  • Novas técnicas que reduzem o tempo de duração do tratamento.

Todos esses fatores acima são importantes para os pacientes ortodônticos buscarem cada vez mais a correção de seus dentes.

Vale ressaltar que, junto com novas técnicas, ocorreram também mudanças significativas nos tratamentos, como a diminuição de extrações associadas ao uso do aparelho. Há casos em que não existe sequer a necessidade de extrair dentes. Saiba mais no próximo tópico!

É preciso extrair o dente siso para colocar aparelho?

A dúvida da necessidade de extrair o dente siso para colocar aparelho ortodôntico é recorrente. Antes de começar de fato o tratamento, o paciente precisa realizar exames para o dentista avaliar toda a sua arcada dentária e assim seguir para os próximos passos. Além disso, é preciso estar com a saúde bucal em dia, livrando-se de cáries e quaisquer outros problemas odontológicos.

Após entregar ao dentista a documentação ortodôntica, com as radiografias e exames necessários, ele vai avaliar a condução do caso, planejando o tratamento. Essa parte inclui a avaliação da necessidade de extrair ou não os sisos ou qualquer outro dente

A extração dos sisos pode ocorrer ou não. Isto é, não é uma regra, variando em cada caso. No geral, essa avaliação depende de dois fatores:

  1. Posicionamento do siso
  2. Mecânica a ser executada pelo dentista

Diante disso, desmonta-se o mito de que o que entorta os dentes é o nascimento dos sisos. Estudos já comprovaram que ao final da adolescência ocorre um fenômeno chamado “crescimento terminal da mandíbula”, o qual está associado à parte dos apinhamentos.

Portanto, para saber se é preciso extrair o dente siso para colocar aparelho ortodôntico, o dentista precisa avaliar se a posição do dente interfere no nem tão querido sorriso torto.

A avaliação correta é o que garante um tratamento ortodôntico de sucesso. Sendo assim, agende logo a sua e veja qual é o tratamento ideal para o seu caso!

[ecp code=”eBook-pacientes”]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *