Cursos de especialização são cada vez mais necessários para se conseguir uma boa posição no mercado de trabalho além de oferecer um conhecimento extra que beneficia muito o dia a dia do profissional. Mas como tirar o máximo dessa experiência? Siga as nossas dicas para que você não perca nada do seu curso de especialização:
Se organize
Durante a especialização, é bem provável que você terá que conciliar o estudo, o trabalho e a família e para que nenhum desses setores sofra e, para isso, será necessário muita organização. Antes mesmo de as aulas começarem, já analise sua programação diária para separar um horário para o estudo.
Na primeira semana do curso, crie um cronograma com o que deve ser estudado e lido em cada dia e organize antecipadamente todo o material que você vai precisar, desde os livros e apostilas aos arquivos de computador e até alguns links de sites. Dessa forma, nenhuma tarefa vai ficar atrasada e você conseguirá distribuir o trabalho igualmente pelos dias, sem nenhuma correria de última hora.
[ecp code=”dentistas-curso-1″]
Se concentre
Não adianta ter tudo preparado para o estudo se quando você senta na cadeira não consegue parar de pensar naquele problema no trabalho. Nessas horas é fundamental saber deixar as preocupações de lado e não deixar nada interromper o momento de estudo. Para isso, tente resolver todos os problemas antes do horário de estudo e acredite que os que restaram podem esperar uma ou duas horas. Faça com que seu ambiente de estudo seja o mais organizado, tranquilo e silencioso possível para evitar se distrair.
Aproveite a sua experiência profissional
Não há como separar completamente a experiência acadêmica da profissional e em um curso de pós-graduação como o de especialização esse nem é o objetivo. Saiba usar o seu dia a dia no consultório para associar a teoria com a prática e vice-versa.
O curso pode te ajudar a desenvolver um raciocínio lógico, habilidades de argumentação e um pensamento criativo essenciais para a resolução de problemas e tomada de decisões no meio profissional. O trabalho traz para a sala de aula novas discussões e pontos de vista mais práticos, o tipo de conhecimento que não se encontra em livros.
Networking
Não deixe de aproveitar o ambiente da especialização para fazer novas amizades e novos contatos profissionais. É impossível prever como cada pessoa pode impactar sua vida nos próximos anos, quais ideias surgirão nas conversas em grupo e em quais áreas você pode começar a se interessar. Para isso, se envolva nos projetos em grupo e troque experiências com seus colegas, além do networking isso pode deixar o curso bem mais divertido.
Respeite o seu corpo
Para que tudo isso funcione bem e você não fique exausto antes do final da especialização é importante aprender a respeitar os limites do seu corpo. Passar a noite em claro para estudar para a prova ou fazer aquele trabalho pode parecer a única solução, mas aguentar a jornada de trabalho no dia seguinte será impossível. Se forçar a estudar quando a mente não consegue concentrar só faz com que você perca tempo.
O ideal é fazer pequenas pausas a cada hora de estudo, relaxar, fazer um alongamento e se distrair antes de retornar ao estudo. Para não prejudicar a saúde física ou mental, garanta boas noites de sono e não deixe de programar momentos de lazer com a família e os amigos e investir em uma boa alimentação.
Se mantenha motivado
Em algum momento você pode achar que tudo está uma loucura e querer desistir do curso. Nessas horas é importante se lembrar dos motivos que o fizeram fazer isso. Lembre do valor que o curso trará a você, no nível pessoal e profissional, do quanto você está aprendendo, de todas as pessoas que você já conheceu e do retorno financeiro que isso trará.
Aproveite para se gratificar pela decisão, seja com um presente ou reservando um tempo para fazer algo que você goste. E então volte com as baterias recarregadas para o estudo.
E aí, o que achou das nossas dicas? Você tem mais alguma sugestão para aproveitar o máximo da especialização? Deixe um comentário!
[ecp code=”dentistas-ebook-1″]