Profissão Dentista: panorama da carreira e como se destacar

Toda atividade envolve seus desafios, o que não é diferente com a profissão de dentista. Por isso, para quem deseja trabalhar na área de Odontologia, vale a pena conhecer um breve panorama da carreira e as maneiras de se destacar diante de um mercado competitivo como esse.

O primeiro grande desafio é o número elevado de profissionais dentistas no Brasil, os quais estão concentrados principalmente na região Sudeste, com destaque para o Rio de Janeiro e São Paulo. Em números, são ao todo cerca de 270 mil cirurgiões dentistas cadastrados em conselhos regionais pelo país.

Além da quantidade, há também outras questões relacionadas à área de Odontologia, como a necessidade de especialização e iniciativa para empreender.

Falaremos mais profundamente a seguir. Acompanhe!

[ecp code=”dentistas-curso-1″]

Breve panorama da profissão de dentista no Brasil

Mesmo se tratando de um mercado bastante competitivo, a Odontologia ainda é considerada uma das melhores carreiras em termos de remuneração e possibilidade de atuação, ficando atrás apenas da Medicina.

Quando falamos da profissão de dentista em si, segundo o Conselho Federal de Odontologia, a maior parte dos cirurgiões dentistas atua no atendimento clínico em seus consultórios particulares, divididos então em suas áreas de especialidade.

Ao todo, são 23 tipos de especializações, dentre as quais o dentista pode escolher uma ou mais. Em meio a tantas possibilidades de especialização, a área de estética tem sido considerada uma das mais promissoras.

Como se destacar no mercado de Odontologia?

O principal diferencial de um dentista é a sua capacitação, o que envolve a necessidade de buscar uma especialização, cursos de aperfeiçoamento e aprender novas técnicas para enriquecer sua prática profissional.

No entanto, esse não é o único diferencial de um profissional de Odontologia, há outros dois elementos essenciais para ter um público fiel e uma carreira estável:

O primeiro é a dedicação a um atendimento de excelência, tanto por parte da equipe de recepção e assistentes quanto do próprio dentista em si. Esse ponto especificamente inclui conhecimentos ligados à gestão de negócios e pessoas.

O segundo elemento de destaque da profissão dentista diz respeito a uma visão mais atual sobre os serviços de saúde, bem como a relação que clientes estabelecem com os prestadores desses serviços.

Estamos falando aqui do marketing para dentistas, o qual se tornou a chave para profissionais recém formados alcançarem um público com mais rapidez e para aqueles mais experientes modernizarem e expandirem a sua atuação.

A maior parte das estratégias de marketing hoje está envolvida com a inserção do dentistas na internet e nas redes sociais, com a criação de campanhas de marketing digital. Quem não está presente hoje no mundo virtual, acaba não sendo visto no mundo real, afinal, as duas dimensões estão cada vez mais misturadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Adicione o texto do seu título aqui