Toda atividade envolve seus desafios, o que não é diferente com a profissão de dentista. Por isso, para quem deseja trabalhar na área de Odontologia, vale a pena conhecer um breve panorama da carreira e as maneiras de se destacar diante de um mercado competitivo como esse.
O primeiro grande desafio é o número elevado de profissionais dentistas no Brasil, os quais estão concentrados principalmente na região Sudeste, com destaque para o Rio de Janeiro e São Paulo. Em números, são ao todo cerca de 270 mil cirurgiões dentistas cadastrados em conselhos regionais pelo país.
Além da quantidade, há também outras questões relacionadas à área de Odontologia, como a necessidade de especialização e iniciativa para empreender.
Falaremos mais profundamente a seguir. Acompanhe!
[ecp code=”dentistas-curso-1″]
Breve panorama da profissão de dentista no Brasil
Mesmo se tratando de um mercado bastante competitivo, a Odontologia ainda é considerada uma das melhores carreiras em termos de remuneração e possibilidade de atuação, ficando atrás apenas da Medicina.
Quando falamos da profissão de dentista em si, segundo o Conselho Federal de Odontologia, a maior parte dos cirurgiões dentistas atua no atendimento clínico em seus consultórios particulares, divididos então em suas áreas de especialidade.
Ao todo, são 23 tipos de especializações, dentre as quais o dentista pode escolher uma ou mais. Em meio a tantas possibilidades de especialização, a área de estética tem sido considerada uma das mais promissoras.
Como se destacar no mercado de Odontologia?
O principal diferencial de um dentista é a sua capacitação, o que envolve a necessidade de buscar uma especialização, cursos de aperfeiçoamento e aprender novas técnicas para enriquecer sua prática profissional.
No entanto, esse não é o único diferencial de um profissional de Odontologia, há outros dois elementos essenciais para ter um público fiel e uma carreira estável:
O primeiro é a dedicação a um atendimento de excelência, tanto por parte da equipe de recepção e assistentes quanto do próprio dentista em si. Esse ponto especificamente inclui conhecimentos ligados à gestão de negócios e pessoas.
O segundo elemento de destaque da profissão dentista diz respeito a uma visão mais atual sobre os serviços de saúde, bem como a relação que clientes estabelecem com os prestadores desses serviços.
Estamos falando aqui do marketing para dentistas, o qual se tornou a chave para profissionais recém formados alcançarem um público com mais rapidez e para aqueles mais experientes modernizarem e expandirem a sua atuação.
A maior parte das estratégias de marketing hoje está envolvida com a inserção do dentistas na internet e nas redes sociais, com a criação de campanhas de marketing digital. Quem não está presente hoje no mundo virtual, acaba não sendo visto no mundo real, afinal, as duas dimensões estão cada vez mais misturadas.