Dentista pode ser mei? Tire todas as dúvidas sobre o assunto

Abrir um consultório odontológico requer algumas etapas. Além de criar um plano de negócios e comprar os equipamentos necessários, ainda existem questões burocráticas para resolver — o que sempre deixa muitas dúvidas.

Uma dessas dúvidas é sobre ser autônomo ou pessoa jurídica, como no caso do Microempreendedor Individual.

Afinal, dentista pode ser MEI?

Esse questionamento é feito por muitos profissionais, principalmente aqueles recém-formados que ainda não têm experiência no mercado, muito menos abrindo o próprio negócio.

Aqui, vamos tirar dúvidas sobre a possibilidade de um dentista ser MEI, respondendo a essa e outras perguntas. Acompanhe!

O que é preciso para ser MEI?

O Microempresário Individual é o profissional que trabalha por conta própria e resolve formalizar o seu trabalho como uma pequena empresa.

Sendo o modelo mais recente de empresa no Brasil, ele responde a alguns critérios. Veja quais são:

  • 1º – Renda anual bruta de até R$60.000,00, ou R$ 5.000,00 mensais;
  • 2º – Ter somente um funcionário registrado;
  • 3º – Não ser sócio ou titular de nenhuma outra empresa;
  • 4º – Se enquadrar em uma das atividades permitidas.

Com base no último requisito, dentistas não podem ser MEI.

[ecp code=”dentistas-curso-1″]
Profissões que já tenham uma regulamentação específica não se encaixam nas atividades permitidas para esse modelo de empresa.  

No entanto, existem outras opções para o dentista que quer ter as vantagens de ser um microempresário, como é o caso da microempresa optante do Simples Nacional.

Aliás, vale destacar agora a diferença de ser Pessoa Física e Pessoa Jurídica, bem como o que é mais vantajoso para o profissional que deseja montar uma clínica ou consultório, com ou sem funcionários.

Pessoa Física x Pessoa Jurídica

Qual é a melhor forma de pagar imposto, como Pessoa Física ou Jurídica? Existe um momento certo para legalizar o consultório dentário? Entenda isso agora!

Antes de mostrar mais detalhes, já adiantamos a resposta: na maioria das vezes vale mais a pena pagar impostos como Pessoa Jurídica, já que a carga tributária para Pessoa Física/Autônoma é maior, com uma taxa de Imposto de Renda 27,5%.

Porém, não basta apenas optar por ser Pessoa Jurídica, é preciso saber qual a melhor forma de pagar impostos, se é pelo Simples Nacional ou pelo Lucro Presumido. Entenda cada uma das duas:

  • Simples Nacional: Existe uma escala fixa de taxas que cresce em cima do faturamento do profissional. Além disso, inclui o INSS Patronal, pago quando há funcionários. Nesses casos, essa opção é mais vantajosa.
  • Lucro Presumido: Nessa forma de tributação, o dentista pagará um percentual de 23% sobre o seu faturamento, mas pode sofrer variações de acordo com o município, além de não incluir o INSS de funcionários, que representa uma taxa de 27%.

A escolha pela forma de tributação de Pessoa Jurídica vai depender do faturamento do dentista, assim como o número de funcionários que a clínica possui.

Portanto, é importante buscar orientação contábil para escolher as melhores taxas para o seu consultório e entender o momento certo de mudar a forma de contribuição.

——–

Gostou de entender sobre a possibilidade de um dentista ser MEI? Está abrindo um consultório ou clínica e quer saber mais sobre empreender na Odontologia? Baixe o nosso Guia do Dentista Empreendedor e tire todas as suas dúvidas para montar o seu consultório!
[ecp code=”dentistas-ebook-1″]

3 comentários

  1. ESTOU QUERENDO FORMALIZAR NO MEI UM DENTISTA COM CONSULTORIO E NAO ENCONTRO OCUPAÇÃO NA ATIVIDADE PRINCIPAL

    QUAL A OCUPAÇÃOQUE DEVOENQUADRAR

  2. Boa tarde
    Hoje eu pago INSS em meu consultório dentista como pessoa física, ha possibilidade de abrir uma empresa MEI?

    Grato

    Claudemir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *