Sensibilidade nos dentes: o que é e como prevenir e tratar

A sensibilidade nos dentes afeta uma em cada oito pessoas, de acordo com um estudo feito na Universidade de Washington, nos Estados Unidos. No entanto, cerca de 74% da população já sentiu uma ponta de dor ao ingerir uma comida ou uma bebida gelada.

Essa dor, descrita também como um choque, acontece porque o esmalte que cobre o dente e protege a raiz está desgastando. Por causa disso, a dentina, que é ligada a terminações nervosas dos dentes através de canalículos, fica exposta às mudanças de temperatura e gera essa sensação desconfortável. Quando a sensibilidade nos dentes é ainda mais grave, essa dor pode acontecer na ingestão de alimentos doces, na presença de ar frio ou até no momento de escovar os dentes.

Especialistas afirmam que grande parte das pessoas convive com a sensibilidade nos dentes sem perceber que é uma condição que pode ser tratada. Por ser uma dor pontual, muitas vezes que sofre com isso não busca tratamento.

O que causa a sensibilidade nos dentes

A sensibilidade nos dentes pode ser causada por diversos fatores, além da idade, que causa o desgaste natural do esmalte do dente. A hipersensibilidade também está associada às condições – como bruxismo, retração de gengiva, bulimia e refluxo gastroesofágico.

Mas mesmo sem problemas de saúde uma pessoa pode desenvolver problemas de sensibilidade excessiva nos dentes devido aos fatores presentes no seu dia a dia. O consumo em grande escala de bebidas ácidas, como refrigerantes e sucos de frutas cítricas, dentes lascados ou fraturas, a escovação muito forte dos dentes e procedimentos de clareamento, mesmo que temporariamente, também já foram ligadas a problemas de sensibilidade nos dentes.

[ecp code=”eBook-pacientes”]

Ao se identificar a sensibilidade nos dentes é importante buscar orientação de um cirurgião-dentista para verificar a causa e inciar um tratamento adequado.

Como prevenir e tratar a sensibilidade nos dentes

Algumas ações do dia a dia podem ajudar na prevenção da sensibilidade dos dentes ou na diminuição dos sintomas. Confira algumas dicas abaixo:

– Troque a sua escova por uma com cerdas macias. Isso permitirá menos desgaste da superfície do esmalte do dente e irritação da gengiva, que pode se retrair.

– Escove os dentes apenas três vezes ao dia e não use muita força. Essa prática também evita a retração da gengiva.  

– Use creme dental e enxaguantes bucais com flúor, que fortalecem a superfície dos dentes.

– Evite a ingestão de alimentos ácidos (refrigerantes e sucos de frutas cítricas, como laranja e limão). O mesmo se aplica ao vinagre para o tempero de saladas.

Se o caso já for mais sério, é possível fazer uma aplicação de verniz ou gel de flúor nas áreas expostas para mineralizar novamente o esmalte do dente. Dentistas também podem realizar um tratamento com laser para reduzir a hipersensibilidade e promover a recomposição dos dente. Também é possível fazer uma cirurgia para a movimentação da gengiva quando o problema é causado pela retração dela.

[ecp code=”eBook-pacientes”]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *