Curso Perícia Odontologica Curso Pericia Odontologica

Como divulgar os serviços do seu consultório nas redes sociais


Como divulgar os serviços do seu consultório nas redes sociais

Como você conversa e se relaciona com seus pacientes e novas pessoas que chegam ao seu consultório? Se a resposta é apenas por e-mail ou telefone, você está perdendo tempo e –  possivelmente – muitos negócios.

Saber como divulgar os serviços do seu consultório nas redes sociais é um método que irá inserir produtividade na captação de novos clientes para o seu consultório, além de melhorar a sua marca como dentista perante seus pacientes. Se você ainda duvida, saiba que dos 107 milhões de brasileiros com acesso à internet hoje, 89 milhões têm perfis pelo menos no Facebook, segundo a consultoria eMarketer.

Mas antes de pensar em como, onde e com qual frequência você irá postar é importante dedicar um tempo para pensar em quais conteúdos você iria divulgar e de que maneira. Esse tópico é especialmente sensível porque esbarra no Código de Ética da Odontologia.

Para não ter problemas, separamos algumas dicas:

  • Faça conteúdos informativos sobre questões que afetam o dia a dia dos seus clientes (higiene bucal, principais doenças que acometem a boca, possibilidades de tratamentos etc.), dúvidas e curiosidades sobre a sua área de especialidade.
  • Pense em linguagens e conteúdos direcionados para a sua clínica – mais jovem, mais geriátrica, mais voltada para ortodontia.
  • Não fale sobre preços, tratamentos de “antes e depois” e formas de pagamento , pois isso vai contra o Código de Ética. Não esqueça de quando assinar um post ou um flyer colocar todas as informações exigidas pelo código de ética, como por exemplo, nome, CRO e EPAO (empresa).
  • Crie um calendário de postagens. Regularidade é a chave para fidelizar leitores e visitantes.

Onde você deve divulgar os serviços do seu consultório nas redes sociais

Neste infográfico fizemos um apanhado de nove redes sociais, com informações sobre frequência de postagem, possibilidade de compra de anúncio e quais são as melhores utilizações para cada uma. Mas fizemos um resumo aqui para que você saiba quais são os principais locais para divulgar os serviços do seu consultório nas redes sociais.

Facebook
É imprescindível que o seu consultório tenha uma fanpage (não um perfil) no Facebook. Além de ser a rede mais vastamente difundida no Brasil e no mundo, ela também pode te dar insights interessantes sobre quem é o público que está acessando o seu conteúdo (idade, gênero, geolocalização, afinidades, dúvidas).

Essa rede é especialmente boa para investir em uma conversa mais próxima com o seu público (e com isso ter ideias de pautas e dúvidas a serem sanadas), para a divulgação do seu conteúdo e veiculação de anúncios pagos.

Lembre-se de investir em imagens. Segundos levantamentos da própria rede, 93% das publicações mais engajadas (ou seja, com mais comentários, compartilhamentos e curtidas) possuem imagens.

Twitter

Essa é a famosa rede social dos 140 caracteres. Excelente para divulgação de conteúdo (que pode ser repetido) e para o compartilhamento de outros geradores de informações como Organização Mundial da Saúde, Conselho Federal de Odontologia e portais de notícias.

Um perfil nesta página faz com que você possa ter acesso a muitas informações interessantes sobre a sua área e as divulgue com rapidez para seus pacientes e futuros pacientes.

Ela também é bem utilizada para conversas diretas com seus pacientes e para a divulgação de eventos.

Linkedin

O Linkedin nada mais é do que um currículo online onde você divulga seus conhecimentos e cursos. É um local altamente especializado e pode ser interessante para buscar parcerias para o seu consultório ou aumentar a sua autoridade na área em grupos de discussões.

Além de uma questão profissional, o Linkedin é útil também para fornecer aos seus pacientes uma referência dos seus conhecimentos, diplomas, especializações e possibilidades de tratamento. Gera credibilidade quando a pessoa busca na internet por informações após uma indicação.

Whatsapp

Este aplicativo é perfeito para lembrar pacientes de consultas e datas importantes nos tratamentos, assim como manter uma conversa mais privada sobre alguma dúvida específica. Mantenha esta rede social sempre ativa para melhorar a sua comunicação e seu relacionamento com seus pacientes.

YouTube

Esta rede exige um pouco mais de conhecimento técnico, mas tem uma aceitação bastante grande, especialmente entre as pessoas mais jovens. Nela você pode veicular pequenos vídeos com respostas às dúvidas mais comuns dos seus pacientes, tutoriais de como fazer uma higienização correta da boca, entre outras coisas. O YouTube aceita um conteúdo um pouco mais descontraído e por vezes até irreverente.

Como você pode ver, as opções de redes sociais são inúmeras. Mas antes de investir em uma ou mais redes sociais é importante fazer uma pesquisa junto ao seu público e verificar onde eles estão mais engajados. Desta maneira você não desperdiça esforços e consegue produzir conteúdos de qualidade para onde é realmente necessário.


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.