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Conheça as ferramentas de marketing indispensáveis para dentistas


Conheça as ferramentas de marketing indispensáveis para dentistas

Para ser um bom cirurgião-dentista no Brasil é necessário muito mais do que ter domínio dos conhecimentos e metodologias para tratamentos e consultas. É fundamental também ser um bom gestor da sua clínica, planejando e administrando os atendimentos, finanças e o marketing de todo o negócio.

Entender como funciona o marketing odontológico e como você pode planejá-lo é uma maneira eficiente de garantir a lucratividade da sua prática, direcionar os esforços para os locais certos e, assim, fidelizar seus pacientes.

Mas essas ações não podem se sobrepor às atividades do seu consultório nem impedir que você se mantenha atualizado, certo? Por isso existem ferramentas de marketing indispensáveis para dentistas que ajudam quem precisa se dividir entre os cuidados com a saúde bucal do paciente e as questões referentes à marca e à gestão do seu negócio.

Ferramentas de marketing indispensáveis para dentistas:

PLANEJAMENTO

Análise SWOT ou FOFA

Esse sistema prevê a análise e o diagnóstico das Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças do seu consultório e na identificação de qual é a melhor maneira de se posicionar no mercado. Com ele são pensados os planos de ação para desenvolver cada uma das áreas.

Pesquisa de marketing

Antes de montar um planejamento de marketing eficiente é necessário uma coleta e análise de informações sobre seu público-alvo. Questões como localização, anseios, diferenciais buscados em consultórios odontológicos, serviços desejados, como eles se informam etc.

Para facilitar este momento, você pode utilizar as plataformas Survey Monkey, Formulários do Google ou Survio.

Plano de marketing

Em um documento você deve resumir todas as ações de marketing que você pretende realizar na sua prática odontológica, com o cronograma, objetivos e métricas necessárias para a sua comprovação bem explicitadas.

ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA

SimilarWeb

Esta ferramenta permite que você tenha uma ideia aproximada das fontes de tráfego, número de visitantes e engajamento social dos seus concorrentes. Desta maneira, é possível criar metas para o seu negócio, caso você não tenha referências.

Alertas do Google

O recurso disponibilizado gratuitamente pelo Google possibilita que você seja avisado sempre que determinados sites, blogs ou palavras-chaves específicas são publicadas. É uma maneira eficiente de você acompanhar os movimentos da sua concorrência, assim como de revistas e sites especializados em Odontologia.

CRIAÇÃO DE CONTEÚDO

Google Keyword Planner

Parte do Google Adwords, o Keyword Planner mostra qual é a busca mensal de determinadas palavras-chaves e indica outras opções com mais ou menos concorrência. Esta ferramenta é importante para você saber o que está sendo procurado na ferramenta de busca e, assim, ter mais chances de criar um conteúdo com bom alcance orgânico.

SEMRUsh

O SEMRush é a ferramenta de palavra-chave mais completa disponível. Ele cria e analisa expressões e combinações de palavras com base em um dado que você fornece. Com ela você saberá quais são os melhores temas para tratar no seu blog.

Trapit

O Trapit tem uma função parecida com o Google Alertas, com a diferença que você pode ir personalizando suas buscas com o tempo. Após escolher termos, áreas e sites de interesse, a ferramenta cria um feed de notícias para você acompanhar esses conteúdos. Quanto mais você vai usando, mais ele vai afunilando seus gostos e o que é apresentado para você.

WordPress com Yoast

O WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) mais famoso e também um dos mais fáceis de usar. Ao integrá-lo com seu blog você pode subir conteúdo, fotos e vídeos de forma bem simples. Já o Yoast é um plugin especial que identifica alguns critérios importantes de SEO para o Google e oferece dicas de como melhorar o seu conteúdo para se encaixar neles.

REDES SOCIAIS

Buffer

O Buffer é uma ferramenta que permite que você agende conteúdo para ser publicado no Facebook, Twitter e LinkedIn. A facilidade dele é que em apenas alguns cliques você consegue gerenciar todos as suas contas nas redes sociais.

Hootsuite

Muito parecido com o Buffer, a grande diferença do Hootsuite é que ele deixa você ter algumas telas abertas paralelamente e assim consegue responder citações a você e verificar as postagens de quem você está seguindo. Também é indicado para quem administra mais de uma conta na mesma rede social, porque a troca entre uma e outra é feita em apenas um clique.

E-MAIL MARKETING

MailChimp/ Locaweb/ E-Goi

Todas essas ferramentas de disparo de e-mails marketing são bastante parecidas. Elas garantem que você segmente listas de e-mails, insira imagens e vídeos no corpo do e-mail e formate o texto digitado.

ANÁLISE DE MÉTRICAS E RESULTADOS

Google Analytics

A plataforma do Google é gratuita e discorre sobre todo tipo de informação sobre quem está acessando seu site: número de visitas (em tempo real e em um determinado período), visitantes únicos, tempo de sessão, origem desse tráfego, páginas mais acessadas etc.

IMAGENS

Resize.it

Cada rede social tem um tamanho específico para as imagens, mas isso exige conhecimento em algum programa de edição de imagens para que ela não seja cortada dentro do site. Até a criação do Resize.it. Com ele você sobe as imagens online e adequa as imagens no tamanho correto para a publicação tanto em redes sociais, quanto PDFs, blog e outros locais.

Canva

O Canva disponibiliza fotografias, vetores, ícones e ilustrações para que você crie uma imagem diferenciada. Ele também permite que você adicione filtros às imagens que você já tem e as dimensione no tamanho correto para redes sociais e blogs.

GESTÃO DE ATIVIDADES

Trello

Fazer um planejamento de marketing exige muitas pequenas tarefas, não é mesmo? E para não esquecer de nenhuma delas você pode utilizar ferramentas como Trello, que deixa visíveis todos as tarefas que você tem de fazer com os prazos para cada uma. Essas atividades podem (ou não) ser compartilhadas com outros usuários.

Harvest/ Runrun.it

Essas ferramentas auxiliam no monitoramento do tempo utilizado para a realização de cada tarefa de marketing. Também oferecem a opção para que você sugira tarefas para outras pessoas e seja avisado quando alguma delas é concluída.


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