6 dúvidas sobre a função do perito odontológico

A perícia odontológica atua em várias esferas da Justiça. Os profissionais dessa área auxiliam os casos que terminam nos tribunais.

Para atuar na área é necessário, além da graduação em uma área específica do conhecimento, neste caso a Odontologia, um curso de extesão em perícia odontológica, no qual são trabalhados outros tópicos que serão utilizados no dia a dia do profissional.

Perícia odontológica é um mercado em expansão

Pelo pouco conhecimento a respeito da profissão, existe uma carência muito grande de cirurgiões-dentistas capacitados para desenvolver a função de perito odontológico junto a juízes, promotores e conselheiros. Por isso fazer um curso de extensão em perícia odontológica é uma excelente maneira de estar à frente do mercado e em uma área que busca profissionais com frequência.
[ecp code=”dentistas-curso-1″]

Principais dúvidas sobre a função do perito odontológico:

  • Qual o mercado de trabalho para o perito odontológico?

Tanto o perito odontológico quanto o assistente técnico podem atuar em processos judiciais, na áreas cível, e em processos éticos junto aos Conselhos Estaduais de Odontologia.

Em cada processo, costumeiramente, trabalham três profissionais simultaneamente. O perito, que é nomeado pelo juiz, e dois assistentes técnicos indicados pelo denunciado e pelo denunciante para fazer um laudo.

  • O que preciso fazer para ser tornar perito odontológico?

A única exigência para se tornar um assistente técnico é a formação em Odontologia e a inscrição no Conselho da entidade.

No entanto, um curso de extensão dá uma bagagem extra ao profissional, a qual é muito valorizada no mercado. Hoje, existe uma escassez de profissionais realmente habilitados para a produção de laudos técnicos.

  • Qual o processo necessário para se tornar um perito indicado por juízes?

Os tribunais de Justiça de cada estado promovem cursos para a formação de peritos em diversas áreas do conhecimento. Em sua maioria, eles têm a duração de um dia e, ao final, se recebe um número de inscrição no sistema do judiciário. Esse sistema é acessado sempre que é necessária a nomeação de um perito para um processo.

Outra possibilidade é apresentar o portfólio diretamente ao juiz e, se aprovado, pode-se ser nomeado como perito de confiança.

  • Qual o conteúdo abordado em um curso de atualização em perícia?

Os cursos de capacitação em perícia abordam duas frentes diferentes: a legislação referente à área pericial e questões técnicas na realização de um laudo pericial – como análise de imagens, fotografias, questões de anestesiologia entre outros.

  • Qual a remuneração média de uma perícia odontológica?

Cada Tribunal de Justiça tem um valor acordado, mas a média é entre 5 e 10 salários mínimos. Esse também é o valor aproximado pago aos assistentes técnicos para a realização de laudos.

  • Qual a área odontológica que contém o maior número de processos?

Os peritos odontológicos devem ser aptos a tratar de qualquer tipo de perícia, mas as que mais possuem demanda atualmente são nas áreas de prótese, implantodontia, ortodontia e harmonização orofacial

57 comentários

  1. Sou uma dentista que trabalha na área pública,não tenho curso de especialização mas quero fazer uma pós graduação em judicializacao na saúde.Tenho chances,mesmo não tendo especialização em outra área como implantodontia ou prótese?

  2. Boa noite! Tenho interesse em fazer o curso de perícia odontológica!
    Att. Thaisa Moreto

  3. Sou especialista em odontologia do trabalho, posso fazer perícia? Sabendo se que existe esta matéria em nossa grade curricular.

  4. É preciso conhecer o Código de Processo Civil nos artigos que tratam das PERÍCIAS como provas auxiliares do Juiz de Direito.

  5. Bom dia!
    Tenho interesse em curso de atualização em perícia odontológica.
    Há previsão de turma?

  6. Especialista em implantodontia pela USP, qual o primeiro passo para acessar curso para formação de perito ou assistente técnico, ?
    O que é e o que constitui o portfólio que apresenta diretamente ao juiz, e que se aprovado pode ser nomeado como perito de confiança?

  7. Sou formada em odontologia, porém não atuo mais na profissão. Tenho como ser perita odontológica?
    Se sim, tenho que voltar a pagar o CRO?

  8. Boa noite!
    Acabei de fazer um comentário e como não o encontrei estou fazendo novamente.
    Portanto, talvez fiquem dois registros.
    Sou formada em odontologia; porém, não a exerço há muitos anos. Pois, fui para outra área de atividade.
    Era clínico geral, não atuando com implantes nem ortodontia.
    Mesmo assim, seria possível ser perita odontológica e ter trabalho para mim?

  9. Para ser perito tem que ter a confiança do Juiz.. É interessante fazer um curso, e o fato de ser especialista em alguma área ajuda muito..

  10. Olá, estou na graduação de odontologia, queria muito seguir a área da perícia, o que devo fazer? Me dêem um rumo, de início o que preciso focar mais?

  11. Sou endodontista e gostaria muito de me tornar perita e/ou assistente técnica.
    Experiência clínica: 34anos

  12. Boa tarde, me interesso em fazer o curso para Perito Odontológico.
    Gostaria de informações sobre previsão de data e valores.
    Grata.

  13. Os cursos de capacitação de perito odontológico precisam ser reconhecidos pelo MEC ou por alguma instituição?

  14. Olá. Sou dentista e gostaria de informações sobre o curso de capacitação de perito judicial dentista. Valor, duração, entrada no mercado de trabalho. Grata

  15. Olá bom dia, sou especialista em prótese dental e em ortodontia e tenho interesse no curso. Poderia me passar mais informações.
    Obrigado aguardo retorno.

  16. Sou Cirurgião Dentista e necessito de informações sobre o investimento ( valor) do curso.
    Grato.

  17. Sou especialista em dentística restauradora. Gostaria de saber mais informações sobre o curso

  18. Boa noite Sou Cirurgião Dentista e estou terminando minha especialização em Implantodontia gostaria de fazer o curso de perícia odontologica! Aonde acho esse curso?
    Obrigado

  19. Olá Antôno. Estamos lançando o curso de Perícia Odontológica (100% online) ministrado por dois experientes e respeitados professores da área, com experiências que suplantam 30 anos. O lançamento será no dia 16/09/21, quando os módulos começaram a ser liberados. Clique no link a seguir para conhecer o curso: https://www.smilecursos.com.br/curso-extensao-pericia-odontologica
    Tem uma seção de perguntas e respostas na página.

  20. Posso ser perito judicial odontológico sem ter um consultório para poder avaliar o paciente?

  21. Olá! Sou especialista em Saúde da família e atuo tb na reabilitação ha 20 anos. Gostaria de informações a respeito do curso preparatório para Peritos.
    Obrigada

  22. Boa tarde! Sou cirurgiã dentista com curso em CTBMF, tive Odonto legal na faculdade. Sou formada há 26 anos e me interessei por essa área pois parei de clinicar em junho de 2020 devido cirurgia sem sucesso no ombro direito( sou destra e foi necessária por causa da profissão), meu CRO está ok, e tb parei por causa da pandemia, me dedicando a outras atividades artísticas com habilidades manuais. O curso é longo? É online? Qual o custo ? No momento resido em Piracicaba (SP) tem campo aqui?
    Obrigada
    Christiane

  23. Olá,queria informações mais precisas sobre o curso de perito judicial odontológico.

  24. Bom dia, sou especialista em implantodontia, tenho interesse no curso preparatório para perito!

  25. Boa noite
    Sou Especialista em Implante
    Especialista em periodontia
    Especialista em Radiologia
    E gostaria de atuar na área da perícia
    Tenho 24 anos de formada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *