Tratamento com Invisalign Tratamento com Invisalign

Conheça 6 vantagens do aparelho autoligado


vantagens do aparelho autoligado

Com o mercado de ortodontia cada vez mais concorrido, a busca por tecnologias mais avançadas e novidades cresce a cada ano. E uma delas tem se tornado muito conhecida: o aparelho ortodôntico autoligado. As vantagens dos aparelho autoligado em relação aos convencionais são muitas, tanto para clientes quanto para os próprios dentistas.

A grande diferença entre os dois sistemas é que no caso dos aparelhos autoligados os fios do arco ortodôntico são presos diretamente aos braquetes, que têm estruturas como um clique. Já no convencional essa ligação é feita por ligaduras elásticas – as famosas borrachinhas.

Vantagens do aparelho autoligado

Essa mudança pode parecer pequena, mas garante diversas vantagens do aparelho autoligado. Conheça algumas:

1) Movimentação maior sem tanto atrito

Devido às duas estruturas do aparelho (tanto o arco ortodôntico como a tampa dos braquetes) serem de metal, o atrito entre elas é menor e permite uma movimentação maior dos dentes com menos trauma.

Por isso esse tipo de sistema apresenta resultados melhores, especialmente em tratamentos que exigem uma expansão da arcada dentária ou movimentação dos dentes. Por exemplo: dentes desalinhados, mordida cruzada, dificuldade de deglutição, dentes que nascem em locais errados etc.

2) Menos dor

A atrito menor entre o arco ortodôntico e os braquetes faz com que seja necessário a colocação de cerca de cinco vezes menos força no sistema para que os dentes se movimentem. E isso consiste em uma das grandes vantagens do aparelho autoligado para o paciente.

Com menos tensão e com uma força gradativa sendo aplicada, o dano tecidual é diminuído e, consequentemente, os episódios de dor e de sensibilidade do paciente ao longo do tratamento também ficam menores.

3) Tratamentos mais curtos

Essa possibilidade de movimentação mais fácil também diminui o tempo total do tratamento. E isso é uma grande vantagem, uma vez que muitos pacientes buscam a opção mais rápida mas sem perder a qualidade.

Uma pesquisa publicada em 2014 aponta que tratamentos feitos com aparelhos autoligados foram, em média, 24,12% mais rápidos do que os com o sistema tradicional – o que pode significar até sete meses a menos no tempo total. Essa rapidez é vista, especialmente, nas fases iniciais de alinhamento e nivelamento dos dentes, que são as com os resultados mais perceptíveis.

4) Menor número de visitas necessárias

Outra das vantagens do aparelho autoligado é a exigência de menos visitas dos pacientes ao consultórios médicos. Ao invés de uma consulta quase mensal, com essa tecnologia o intervalo entre as consultas passa a ser de 8 a 12 semanas. Para os clientes, isso significa menos tempo que deve ser reservado para esses tratamentos e, portanto, mais comprometimento.

5) Mais higiênico

A falta das ligaduras elásticas faz com que o aparelho autoligado seja mais higiênico do que os convencionais. Eles são mais fáceis de limpar e favorecem menos o acúmulo de resíduos alimentares – responsáveis pelo aparecimento de placa bactéria e cáries.

Ele também permite que, ao limpar, os pacientes não rasguem as ligaduras elásticas e soltem os arcos ortodônticos do aparelho, comprometendo a eficácia entre uma consulta e outra.

6) É mais estético

Muitas pessoas – especialmente os mais jovens – gostam de trocar a borrachinha mensalmente por cores diferentes. Mas quando se trata de um público mais maduro, a possibilidade de usar um aparelho mais discreto é um diferencial importante.

E uma das vantagens do aparelho autoligado é justamente essa: a possibilidade de aparelhos mais discretos e imperceptíveis. Esse modelo permite que os braquetes do aparelho sejam confeccionados com material translúcido. Além disso, as peças são menores do que no sistema convencional.


Comentários


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.