Avaliação Dentista Niterói/RJ

10 dicas para ter um sorriso perfeito


sorriso perfeito

Você com certeza já ouviu isso muitas vezes, mas o sorriso é o nosso cartão de visitas. É através dele que mostramos empatia e quando estamos alegres. Um sorriso perfeito não é aquele incrivelmente branco e reto. Ele também tem de ser saudável.

Mas na correria do dia a dia muitas vezes esquecemos de hábitos simples que contribuem (e muito) para a saúde e a beleza dos nossos dentes. Em síntese, dentes perfeitos são uma combinação de alimentação, cuidados com um especialista e bons hábitos.

Separamos 10 dicas para você ter um sorriso perfeito:

  1. Escove bem os dentes

Tenha um carinho especial pela escovação noturna, uma vez que durante o sono a temperatura da nossa boca aumenta e a produção de saliva diminui. Essa condição contribui para a proliferação de bactérias que causam cáries e mau hálito.

Já listamos algumas dicas de como escovar os dentes em um outro post, mas é sempre bom lembrar que a limpeza não deve demorar menos de dois minutos.

  1. Uso de fio dental é essencial

O uso do fio dental deve ser feito antes de escovar os dentes, para que os resíduos de alimentos sejam retirados completamente durante a escovação. Somente com o fio dental é possível alcançar o espaço entre os dentes e locais mais ao fundo da boca.

  1. Não esqueça da língua

Um sorriso perfeito também é um sorriso sem mau hálito, certo? E o causador de 80% dos casos de mau hálito são as bactérias que se acumularam em restos de comida na nossa boca. Por isso, você deve sempre escovar além dos dentes, a língua e fazer um bochecho com água. Você pode utilizar a própria escova de dentes para isso ou aparelhos específicos.

  1. Escovar bem os dentes não é usar muita pasta

Fazer um monte de espuma na hora de escovar os dentes pode até parecer higiênico, mas não é. Quem realmente é importante na limpeza é a escova, que através da fricção irá remover a placa dental. Muita espuma pode até atrapalhar esse processo porque você não  vê o que está fazendo e tem a sensação de que os dentes já estão limpos. O correto é utilizar o equivalente a um grão de feijão de pasta de dente na hora da escovação.

  1. Evite o cigarro

Cigarro e sorriso perfeito não combinam. A fumaça liberada durante o fumo pode causar doenças graves de gengiva além de escurecer os dentes. Ele também é um dos causadores do mau hálito.

  1. O canudo é um bom aliado

Ingerir bebidas escuras (como café, refrigerantes e chás pretos) ajuda a escurecer o dente. Além disso, muitas delas têm ou são colocadas grandes quantidades de açúcar que favorecem o aparecimento de cáries. Usar um canudo para tomá-las pode ajudar porque desta maneira eles vão direto para a garganta sem atacar tanto os dentes.

O mesmo vale para bebidas ácidas como sucos de laranja, limão e tangerina. A acidez corrói o esmalte dos dentes deixando-os mais sensíveis e propensos a amarelarem. Se você não tiver como utilizar um canudo, faça um bochecho com água minutos depois de ingeri-las para manter seu sorriso perfeito.

  1. Consuma cálcio

O cálcio é um mineral que ajuda a proteger dentes e ossos. Consumir cerca de 1.000 mg por dia da substância ajuda a manter os dentes e os ossos da mandíbula mais fortes. Coloque queijos, laticínios e iogurte na sua dieta.

  1. Salive, salive

Às vezes temos a sensação de que existe algo sujo na boca, mas não podemos escovar os dentes novamente. Nestes momentos, invista em alimentos um pouco mais duros, como vegetais crus ou frutas. Eles estimulam a salivação que é uma forte alidada na eliminação de restos de comida e de placas dos dentes. Os chicletes (sem açúcar) também podem ser usados para esse fim.

  1. Visite seu dentista ao menos duas vezes ao ano

O recomendado é que se faça uma consulta ao dentista pelo menos a cada seis meses para que uma limpeza mais profunda seja realizada para a retirada de tártaro e placa. Essas duas condições estimulam a formação de cáries e de gengivites. Não fuja do seu dentista!

  1. Branqueamentos devem ser feitos com supervisão de um dentista

Muitas marcas voltadas para a higiene bucal oferecem opções para clareamento dental caseiro. Antes de escolher um visite seu dentista para se informar sobre contraindicações e se aquele é o melhor produto para os seus dentes. Alguns clareadores podem desgastar muito o esmalte do dente e causar dor, especialmente às pessoas que têm dentes mais sensíveis.


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *