Tratamento com Invisalign Tratamento com Invisalign

Conheça os alimentos que previnem cáries


alimentos que previnem cáries

Umas das grandes inimigas das bocas saudáveis, as cáries são muito influenciadas pelas decisões de estilo de vida que uma pessoa leva – seja os alimentos escolhidos, como é feito o cuidado diário dos dentes e se a pessoa fuma ou não. E mesmo sendo algo “corriqueiro” nas conversas do dia a dia, a cárie deve ser tratada como um problema sério, uma vez que se não for cuidada pode destruir o dente e até atingir o nervo – o que causa grande dor e desconforto para os pacientes.

Mas apesar de essa deterioração ter alguns vilões, como os doces (que estimulam a produção de ácidos que reduzem o pH da saliva e favorecem a proliferação de bactérias), a cárie também tem aliados importantes. Você sabia que, por exemplo, existem alimentos que previnem cáries? Seja pelos nutrientes ou pela fricção que eles geram na hora de ingestão, vamos mostrar uma lista de alimentos para você ter sempre por perto para ajudar a evitar essa situação.

É importante ressaltar, no entanto, que apenas ingerir alguns alimentos não dispensa a higiene bucal diária e as visitas periódicas ao dentista. E elas devem ser ainda mais minuciosas no caso das crianças, onde o revestimento duro dos dentes ainda não está perfeitamente pronto.

Alimentos que previnem cáries

Listamos abaixo alguns dos alimentos que previnem cáries. Aproveite para se informar e cuidar bem da sua saúde bucal.

Fibras: as fibras conseguem manter o fluxo de saliva na boca e por isso são conhecidos como alimentos que previnem as cáries. A saliva é um combatente natural das cáries porque ajuda a degradar os alimentos e soltá-los dos dentes. As fibras podem ser facilmente encontradas em frutos secos como tâmaras, passas e figos assim como em cereais e algumas frutas como melancias e kiwis.

Cereais: os cereais formados por grãos inteiros são ricos em ferro e vitamina B, substâncias importantes para manter a saúde das gengivas. Eles também são ricos em fibras que, como vistos anteriormente, são importantes no combate à cárie por melhorar a produção de saliva. Os cereais são o farelo de trigo, massas de grão inteiro, arroz integral, aveia grossa e etc.

Laticínios e vegetais escuros: o cálcio presente nesses alimentos ajuda a fortalecer a estrutura dos dentes, o que diminui as possibilidades de que os açúcares e ácidos da boca corroam os minerais e criem desgastes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendada a ingestão de 1.000 mg por dia da substância. Ela é facilmente encontrada em em derivados do leite, mesmo os com zero gordura, vegetais escuros como brócolis e repolho chinês, no gergelim e em peixes enlatados como sardinha e manjubinha.

Maçã e outras frutas duras: além de possuir vitamina A, presente na formação dos ossos, o consumo com casca da maçã permite uma remoção de resíduos da boca. Isso acontece porque eles são duros e o atrito ajuda a eliminar a placa bacteriana dos dentes. O mesmo se aplica a pêras, cenouras, pepinos etc.

Ovos: esse alimento possui fósforo, vitamina do complexo B e A, responsáveis pela fortificação dos dentes e saúde da gengiva. Parte desses componentes também pode ser encontrado em carnes vermelhas.

Nozes: além de serem duras e facilitarem a remoção restos de alimentos, as nozes também são grandes fontes de magnésio, que ajuda na fortificação dos dentes.


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.