Toxina botulínica (tipo A): o que é e quais os benefícios da aplicação

A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum que pode ser utilizada para o tratamento de diversas condições clínicas e estéticas. Existem sete sorotipos diferentes de “proteína botulínica” (de A a G), mas a mais utilizada é a Tipo A.

Na natureza, a bactéria produz esporos que conseguem sobreviver em ambientes inóspitos – com quase ou nenhum oxigênio. Se ingeridos ou se em contato direto com machucados, essas toxinas podem causar uma doença grave chamada de Botulismo. Os sintomas mais comuns incluem irritabilidade e paralisia. Já para fins terapêuticos a toxina botulínica utilizada é uma versão congelada e purificada do tipo A.
[ecp code=”dentistas-curso-1″]
A toxina botulínica Tipo A atua diretamente nos músculos, inibindo o neurotransmissor acetilcolina que leva os estímulos elétricos do cérebro aos músculos. Com isso, a capacidade de contração dos músculos é comprometida.

Os benefícios da aplicação da toxina botulínica Tipo A

Por essa capacidade de diminuir a tensão dos músculos, o uso da toxina botulínica Tipo A é recomendada para diversas enfermidades. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão liberados os usos para tratamentos de hipersecreção, hiperatividade muscular involuntária, desordens dolorosas musculoesqueléticas, dores de cabeça crônicas, bexiga hiperativa entre outros. Tanto que a substância pode ser obtida gratuitamente no SUS para o tratamento de algumas enfermidades há pelo menos 10 anos.

Desde setembro de 2011 o Conselho Federal de Odontologia (CFO) regulamentou a administração da toxina por dentistas. Ela é recomendada para o tratamento de bruxismo, assimetria facial, correção de gengivas superexpostas, controle de sialorreias (excesso de salivação) e dores de cabeça de origem odontológica.

Gostou de saber o que é e os benefícios da aplicação da toxina botulínica Tipo A? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário que vamos ajudá-los nisso.
[ecp code=”dentistas-ebook-1″]

Um comentário

  1. Olá me chamo Rosana, minha mãe tem Neuralgia do trigêmeo, e eu gostaria de saber se ela fazer a aplicação da toxina botulínica tipo A ela vai ficar livre da dor que está insuportável, se sim poderia me indicar um lugar que faz a aplicação nesse caso? Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *