Tratamento com Invisalign Tratamento com Invisalign

Qual o tipo mais indicado de fio dental para os seus dentes?


tipo mais indicado de fio dental

Muitas vezes as pessoas fazem tratamentos longos e dolorosos no consultório de seus dentistas e esquecem dos cuidados simples do dia a dia para a manter a higiene bucal. Além de escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, especialistas recomendam que seja utilizado o fio dental diariamente. Ele auxilia na remoção de resíduos que se alojam entre os dentes, onde a escova não alcança, e da placa bacteriana. E se isso não for feito corretamente pode acarretar em mau hálito, tártaro e doenças da gengiva. Mas como não temos todos a mesma arcada dentária, não devemos usar o mesmo tipo de fio. Neste post vamos mostrar o tipo mais indicado de fio dental para a sua saúde dos seus dentes.

O tipo mais indicado de fio dental

Em síntese, existem dois grandes grupos de fio dentais: os de múltiplos filamentos e os de filamento único.

Múltiplos filamentos

É aquele fio dental tradicional, normalmente produzido a partir de tecido. Esse é um tipo mais indicado de fio dental para pessoas com dentes não tão juntinhos, porque podem desfiar durante a utilização. Costuma ser o de preço mais acessível nas farmácias.

Filamento único

Também chamado de fita dental, são feitos normalmente a partir de plástico como o nylon e o teflon. É um modelo mais achatado e bem resistente. Por essa razão é o tipo indicado de fio dental para aqueles que têm os dentes mais juntos.

Em alguns casos os dentes podem ser tão próximos que impossibilitam a passagem deste tipo de fio dental e, por isso, o de múltiplos filamentos volta a ser indicado, mesmo desfiando.

Os fios dentais de filamento único também podem ser encontrados com ou sem cera, que facilitam o deslize entre os dentes.

Específicos para braquetes ou próteses

Utilizar um aparelho ortodôntico não isenta da necessidade de passar fio dental. Para essas pessoas, empresas especializadas em higiene bucal já criaram produtos que vêm com flúor para auxiliar na limpeza mais profunda. Eles costumam ter uma das pontas mais rígidas para facilitar a passagem por baixo do arame e o restante mais macio para efetivamente passar entre os dentes.

Também existem aparelhos que auxiliam aqueles com dificuldades para passar o fio dental. Eles podem ser em formato de haste ou até com um formato semelhante a uma agulha – na qual você insere o fio dental.

Busque auxílio com dentistas que podem facilitar a sua busca pelo tipo mais indicado de fio dental para os seus dentes.

Gostou do post? Veja também 4 coisas que você não sabia sobre a saúde bucal e os erros mais comuns ao escovar os dentes!


Comentários


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.