Curso Perícia Odontologica Curso Pericia Odontologica

Conheça as vantagens do aparelho autoligado para seus pacientes


vantagens do aparelho autoligado

Manter-se atualizado é uma obrigação de todo profissional que busca se destacar no mercado. Em qualquer área, oferecer serviços e produtos de ponta é um diferencial, e sempre atrai aqueles clientes em busca de novidades que tragam melhores resultados e facilitem a vida. Na ortodontia não é diferente: a concorrência é grande, e é preciso estar por dentro dos tratamentos mais modernos para não sair perdendo. Neste sentido, o aparelho autoligado é a tecnologia mais avançada em ortodontia disponível hoje. 

Com o aparelho autoligado, os fios do arco ortodôntico são presos diretamente ao braquete, por meio de um clipe, eliminando a necessidade de utilizar ligaduras elásticas, como ocorre nos aparelhos convencionais. Essa característica traz uma série de vantagens tanto para o paciente quanto para o dentista – mas muitos ainda não conhecem todos os benefícios e ficam com receio de adotar esse tratamento, especialmente porque o investimento inicial é mais elevado.  

A seguir, listamos algumas das vantagens do aparelho autoligado para o paciente, e explicamos por que vale a pena gastar um pouco mais para oferecer esse serviço. Confira!

As 4 vantagens do aparelho autoligado

1) Menor tempo médio de tratamento

Os tratamentos ortodônticos costumam ser demorados, e essa é uma das grandes preocupações dos pacientes. Para eles, quanto mais rápido, melhor. Este é, sem dúvida, um dos fatores que influenciam na hora de decidir pelo tratamento, principalmente quando já estão na fase adulta.

Famoso pela praticidade e eficiência, o aparelho autoligado torna o tratamento mais rápido sem prejudicar a qualidade. Em pesquisa publicada em 2014, a doutora em ortodontia Liliana Maltagliati apontou que os tratamentos feitos com aparelho autoligado foram 24,12% mais rápidos que os realizados com o sistema tradicional. Esse diferencial é ainda mais evidente nas fases iniciais, de alinhamento e nivelamento – etapas que são mais perceptíveis para o cliente.

2) Menor número de visitas

Na correria do dia a dia, muitos pacientes não conseguem reservar o tempo para ir ao consultório fazer as manutenções. Sem dúvida, muitos deles veriam como vantagem poder fazer visitas mais espaçadas. É isso que acontece com o aparelho autoligado: como não há necessidade de trocar os elastiques, a frequência das visitas diminui. O intervalo varia entre 8 e 12 semanas. No fim do tratamento, isso representa 35,9% menos consultas que o tratamento convencional, de acordo com o estudo da especialista. Alguns podem pensar que isso é uma desvantagem, mas não é verdade: o aparelho continua ativo nesses intervalos, e a tecnologia trabalha a favor do tratamento.

3) Mais higiênico

A ausência das ligaduras elásticas também torna o aparelho autoligado mais higiênico. Por ser mais fácil de limpar, evita danos como rompimento das “borrachinhas” e fios soltos, e também o acúmulo de resíduos alimentares. Assim, gera menos placa bacteriana e diminui a incidência de cáries e de tártaro, por exemplo.

4)  Mais conforto e menor dano tecidual  

Uma das grandes vantagens do aparelho autoligado é a baixa fricção do arco ortodôntico. Calcula-se que, em um sistema convencional, cerca de 60% da força usada para a movimentação dos dentes é perdida para o atrito. Isso faz com que seja necessário aplicar uma força muito grande para obter bons resultados – e, como consequência, o paciente sente mais dor e sofre danos teciduais.

No sistema autoligado, a fricção do arco ortodôntico chega a ser cinco vezes menor que no sistema convencional. Isso permite aplicar menos força, reduzir o dano tecidual e a dor do paciente – tudo sem perder qualidade no tratamento.

No fim, se você fizer as contas, perceberá que o valor inicial investido nos materiais do aparelho autoligado compensa de todas as formas – e, entendendo isso, conseguirá convencer seus pacientes. Hoje, mais do que economizar, todos procuram praticidade e eficiência. Com o aparelho autoligado, além de você e seu cliente ganharem tempo, o tratamento ortodôntico também chega a melhores resultados.

Gostou de conhecer as vantagens do aparelho autoligado? Fique atento ao nosso blog e saiba de muito mais novidades sobre o mundo da ortodontia.


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.