Curso Perícia Odontologica Curso Pericia Odontologica

Por que aprender a técnica Straight-Wire baseada na filosofia Capelozza é a melhor escolha?


Todo dentista sabe que, para se destacar na profissão, é necessário ter uma especialização no currículo. Mas apenas isso não é suficiente! O mercado é bastante concorrido e, para conseguir atrair (e manter) os pacientes, você precisa não só diversificar os serviços que presta, mas também oferecer um atendimento de alta qualidade.

A Especialização em Ortodontia certamente é uma das melhores opções para os dentistas que estão buscando um diferencial que os ajudará a evoluir na carreira. A demanda crescente, o procedimento rápido, a possibilidade de atender diversos pacientes em um mesmo dia e o retorno periódico são alguns dos fatores que levam muitos dentistas a escolherem essa especialidade. Mas na hora de decidir qual curso devem fazer, muitos se esquecem de considerar um ponto essencial: qual filosofia seguir?

Alguns dentistas procuram por um Curso de Especialização em Ortodontia sem considerar muito quais conceitos irão aprender, assim como os métodos de tratamento. Você quer mais do que um certificado pendurado na parede, não é? A qualidade do seu atendimento – e os sorrisos que saem do seu consultório – dependem diretamente desses fatores.  Então não há por que deixar isso de lado na hora de escolher um curso.

Aqui na Smile Cursos, ensinamos a técnica Straight-Wire, baseada na filosofia Capelozza. Nesse post, vamos explicar por que esse é o melhor modo de aplicar a Ortodontia:

O que é a técnica Straight-Wire?

Desde a década de 30 até meados da década de 60, quem desejava se dedicar à Ortodontia precisava de uma excelente habilidade manual. As técnicas desenvolvidas até então eram conduzidas basicamente por meio de dobras nos fios. Para movimentar os dentes tridimencionalmente, era preciso confeccionar essas dobras e modificar a posição dos braquetes na hora da soldagem ou da colagem. Eram procedimentos muito demorados e trabalhosos – e que não tinham um padrão de resultado.

Os tratamentos eram conduzidos dessa forma até que, nos anos 70, Lawrence F. Andrews desenvolveu a técnica ortodôntica Straight-Wire, também conhecida como “Arco reto”, “Aparelho Programado” ou ainda “Aparelho Pré-Ajustado”.

A partir de um estudo que analisou 120 oclusões consideradas boas, Andrews determinou quais seriam as posições adequadas para os dentes do ponto de vista anatômico, e estabeleceu uma linha de referência na coroa dentária para que se efetuasse um correto posicionamento do braquete – da onde surgiu o conceito de “Arco reto”.  A partir daí, criou um aparelho com braquetes pré-ajustados, que já possuíam no seu desenho características que permitiam movimentar os dentes em três dimensões sem necessitar confeccionar tantas dobras.

A nova técnica revolucionou os procedimentos ortodônticos e foi aperfeiçoada ao longo dos anos. Hoje, Straight Wire é a técnica mais vantajosa, pois:

– Permite angulações diferenciadas

– Diminui o número de dobras

– Reduz o custo total do tratamento

– Tem menor tempo de atendimento

– Proporciona melhor finalização dos casos

O que diz a filosofia Capelozza?

A filosofia Capelozza, criada pelo professor Leopoldino Capelozza Filho, compreende, de forma geral, um diagnóstico baseado no Conceito Padrão (considera-se a relação maxilomandibular como fator etiológico primário das más oclusões), além de metas e planos de tratamentos individualizados (prescrições de braquetes individualizados, diagrama individualizado, associado a atitudes que compactuam com a intenção terapêutica). Sob uma perspectiva minimalista, essa é a melhor maneira de obtermos bons resultados. Em outras palavras, a técnica Straight-Wire, aliada à filosofia Capelozza, torna possível fazer tratamentos mais personalizados e eficientes, que acrescentam qualidade aos seus atendimentos – e que com certeza levarão você ao sucesso.

E então, está pronto para começar? Entre em contato conosco!


Comentários


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.