Entenda a importância da higiene bucal como parte de sua rotina

Muitas pessoas não gostam de ir a consultas odontológicas, seja por medo dos procedimentos, por causa dos custos, ou por simplesmente não considerarem a saúde bucal algo que deva merecer atenção frequente. Esse hábito acaba sendo bastante prejudicial, já que muitos só vão ao dentista quando já têm problemas sérios nos dentes ou na gengiva.

O ideal é ter hábitos saudáveis de prevenção bucal, uma vez que uma manutenção constante da higiene oral é muito mais eficiente que procurar ajuda profissional só quando há dores e doenças mais avançadas, que exigirão tratamentos mais invasivos e, consequentemente, mais caros.

Veja quais são as medidas mais saudáveis para a saúde dos dentes e como consultas regulares com o dentista ajudam a prevenir várias doenças e evitam procedimentos desconfortáveis. É só continuar lendo nosso post:

A higiene básica é a mais eficiente

As duas medidas mais básicas — porém mais recomendadas — para a manutenção da saúde bucal são, obviamente, a escovação e o uso do fio dental. Essas ações, por si só, já ajudam a prevenir a maior parte dos problemas odontológicos.

A escovação adequada e frequente (o ideal é três vezes ao dia), realizada de maneira correta, e o uso do fio dental são extremamente efetivos contra a proliferação de bactérias e contra a formação de cáries. Essas medidas também contribuem muito para uma boa saúde das gengivas, assim como para um bom hálito.

Infelizmente, grande parte da população ainda não tem esses hábitos básicos, não realizando a escovação com a técnica correta ou com a frequência desejável e não fazendo uso do fio dental. E já que essas ações devem ser presentes principalmente no surgimento das dentições (seja a de transição ou a definitiva), muitos já saem da infância com péssima saúde bucal.

[ecp code=”eBook-pacientes”]

Essas pessoas, por não desenvolverem essas rotinas simples, são as que correm maior risco de desenvolverem condições graves na boca, perdendo vários dentes e tendo problemas recorrentes com a saúde das gengivas. Consequentemente, serão elas as pessoas que irão precisar dos tratamentos orais mais complexos e caros.

A alimentação tem papel importante

Além desses cuidados básicos, a alimentação também exerce grande influência sobre a saúde dos dentes. Dietas pobres em vitaminas podem resultar em gengivas doentes e dentes fracos. Pessoas com estados nutricionais inadequados podem sofrer de condições crônicas em sua boca, assim como no organismo inteiro.

Outro detalhe a ser observado com atenção é o consumo exagerado de açúcar, principalmente por crianças. Apesar das tecnologias de saúde bucal terem avançado muito nas últimas décadas, a ingestão de açúcar também aumentou.

Além de ser danoso a várias outras partes do organismo, o açúcar em excesso estimula a formação de cáries. O consumo infantil de doces aumentou muito em comparação com gerações anteriores e isso tem levado a surtos de cáries entre crianças.

Ir ao dentista regularmente

Além dos cuidados com os hábitos básicos de saúde oral e com a alimentação, é essencial que se consiga manter uma rotina de consultas periódicas com dentistas. Duas a quatro vezes por ano já é suficiente para evitar problemas dentais mais sérios no futuro.

A consulta regular com o dentista é muito importante, pois esse profissional é capaz de avaliar o estado de limpeza dos dentes e gengivas e a presença e o risco de proliferações de microrganismos. Além disso, ele consegue determinar se tudo está adequado na língua, no palato e na articulação da mandíbula, o que pode ser útil para detecção de doenças perigosas.

Assim, cuidar dos dentes é algo que deve ser feito diariamente, com atenção e suporte de um profissional. Adiar a manutenção dos dentes pode significar o aparecimento de doenças que exigirão tratamentos mais invasivos e caros.

E você, tem cuidado bem dos seus dentes? Não se esqueça de que adiar esses cuidados pode trazer péssimas consequências! E, como sempre, deixe sua dúvida ou comentário sobre o nosso post aqui! Até a próxima!

[ecp code=”eBook-pacientes”]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *