Como garantir a lucratividade no consultório?

Para se dar bem na odontologia é preciso ter muito mais do que sorte: vale a pena investir em conhecimento e em planejamento para chegar mais longe. É claro que não há uma fórmula para o sucesso, mas é perfeitamente viável tornar a odontologia uma atividade lucrativa e sustentável com algumas atitudes. Observe algumas boas dicas de como ter mais segurança e ganhar dinheiro no seu negócio!

Garanta um fluxo de caixa saudável do consultório

Uma das coisas que o dentista não pode perder de vista é o controle dos fluxos financeiros dentro de seu consultório. É essencial saber quanto o seu negócio gera de receita, assim como as datas de entrada dos recursos e quais e quantas são as despesas do negócio. Somente desta forma será possível harmonizar os pagamentos das obrigações com as entradas de capital e cortar gastos desnecessários, depois de identificá-los.
[ecp code=”dentistas-curso-1″]

Não misture suas finanças pessoais com as da empresa

Principalmente em um negócio tocado de forma tão pessoal, é fácil que o dentista pague uma conta ou outra do consultório com seu dinheiro pessoal, ou faça uma retirada do caixa da sua empresa para um almoço rápido ou outro gasto de pequeno porte. No entanto, isto é um erro grande: deve-se separar as finanças pessoais das finanças da empresa, não só para controlar melhor a saúde financeira do consultório, mas também para visualizar tributos e as obrigações fiscais de cada um. Só assim haverá elementos para analisar a lucratividade e planejar melhor o negócio.

Estabeleça quanto você pode ganhar

Uma das formas mais confiáveis de impedir as retiradas do caixa do consultório é se o dentista houver estabelecido um valor fixo mensal para cobrir suas necessidades pessoais, ou seja, um pró-labore. Isso deve funcionar como se você fosse um funcionário da empresa, o que quer dizer que aquele valor nunca pode ultrapassar a capacidade de remuneração que a empresa lhe proporciona. À medida que o consultório for crescendo, pode-se reavaliar o dinheiro que o ortodontista retira.

Faça especializações sempre

É muito importante continuar a estudar. Seguir em uma especialização significa aumentar suas noções em determinada área do conhecimento odontológico e tornar-se um profissional mais gabaritado em um nicho de mercado. Assim, o profissional passa a oferecer serviços especializados e fica mais conhecido na região. Sem falar que o envolvimento com técnicas novas e alta tecnologia ampliam a sensação de confiança dos pacientes no profissional de saúde bucal. Capacitação e aperfeiçoamento sempre melhoram as chances de ter êxito na carreira!

Utilize marketing para divulgar

Uma boa estratégia é noticiar seus serviços onde seu público está. Não só nos jornais de bairro ou espaços publicitários comuns, mas também na internet, em um site pessoal e redes sociais. Mas ainda é conveniente elevar seu status com postura pessoal: cuidado com suas roupas, a higienização do local, o descarte dos materiais. A imagem que você passa aos pacientes lhe trará indicações e fidelizará mais facilmente as pessoas.

Retenha pacientes

Mostre sua paixão pelo que faz e atenda sempre às dúvidas dos pacientes. Pesquise a melhor forma de trabalhar com convênios e facilite os pagamentos das pessoas, oferecendo diversos meios de cobertura e estudando como seria possível parcelar a quitação pelo serviço. Sempre entregue o que foi prometido ou ainda mais: garanta a satisfação das pessoas e elas voltarão ao seu consultório!

Apesar de não existir um caminho que assegure a rapidez para se alcançar sucesso na ortodontia, existem medidas que facilitam bastante a garantia de um negócio lucrativo e até aumentam seu status como dentista. O que você tem feito para garantir a lucratividade em seu consultório? Compartilhe através dos comentários!

 

Para saber mais sobre gestão de consultórios, confira nosso e-book gratuito:

[ecp code=”dentistas-ebook-1″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *