Curso Perícia Odontologica Curso Pericia Odontologica

Estoque do consultório odontológico: saiba como gerenciar


Estoque do consultório

Saber gerenciar com eficácia o estoque do consultório odontológico é essencial para alcançar o melhor desempenho financeiro e atender bem seus pacientes. Em relação às finanças, o controle do estoque é importante para não correr o risco de perder medicamentos por terem perdido a validade. O atendimento também melhora a partir do momento que, com o estoque sob controle, nenhum paciente tem seu tratamento prejudicado por falta de remédios ou materiais. Aprenda como gerenciar o estoque do consultório odontológico com eficiência:

Busque os melhores fornecedores

Encontrar fornecedores que, além de terem todos os medicamentos e materiais de que você precisa, consigam fazer as entregas com rapidez, pode fazer toda a diferença no gerenciamento do seu estoque. Este ponto é importante porque, apesar de planejar remédios e materiais necessários para determinado período, imprevistos acontecem. Pode ser que o número de encaixes no mês aumente ou que você tenha que realizar mais procedimentos do que o previsto. Por isso, é importante poder contar com parceiros que tenham flexibilidade para te ajudar quando for necessário, não deixando comprometer os seus atendimentos.

Use planilhas para ajudar no gerenciamento

Gerenciamento de estoque é vital para o bom andamento das operações do consultório odontológico. Solicitar sempre os medicamentos e materiais corretos é a garantia de que você sempre terá os produtos necessários quando precisar deles e, ainda, de que não terá diversos itens pouco utilizados parados e que, com o tempo, acabarão perdendo a validade e indo para o lixo.

Para ter um controle mais eficiente, invista em duas planilhas: uma para suprimentos de escritório e outra para materiais e medicamentos relativos à prática odontológica. O ideal é que o armazenamento também seja feito separadamente: reserve um espaço para material de escritório e outros para remédios, gazes e afins. Se possível, conte com um profissional — até mesmo seu assistente ou secretária — para ajudá-lo no gerenciamento do estoque para minimizar os riscos de ter itens em falta ou em excesso, comprometendo as finanças ou o atendimento do consultório.

Alinhe os pedidos de itens de acordo com o volume de pacientes atendidos

Analisar a quantidade de pacientes atendidos por dia, semana e mês é uma atitude essencial para um bom gerenciamento do estoque do consultório odontológico. Com esta análise você consegue identificar os itens que são mais usados e aqueles que não têm tanta saída. Com estas informações, você evita ter produtos e medicamentos importantes em falta e, por outro lado, itens com pouca saída perdendo a validade e indo para o lixo.

Organize os itens do estoque do consultório por data de validade

Uma das melhores formas de organizar os itens do seu estoque é por data de validade. Assim, fica mais fácil saber quando determinado produto está prestes a vencer e deve ser rapidamente utilizado e, também, itens que estão acabando e devem ser pedidos aos fornecedores rapidamente.

Com estas dicas, você conseguirá gerenciar o estoque do consultório odontológico com muito mais facilidade. Comece já a aplicá-las no dia a dia e não deixe de contar sua experiência nos comentários!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.