Curso Perícia Odontologica Curso Pericia Odontologica

Redes sociais e dentistas: tenha cuidado na hora de gerenciar sua conta


As redes sociais já fazem parte da realidade e do cotidiano de muitas pessoas e em tempos de total conectividade, é importante cuidar para que essa exposição pessoal não cause transtornos, inclusive no âmbito profissional. Neste contexto, é preciso atentar para aspectos relacionados à segurança, imagem e reputação.

Existem redes sociais específicas para contatos profissionais, onde é possível desenvolver um bom networking, publicar artigos, participar de grupos de discussão e compartilhar material relativo à carreira. Nestas redes, não há espaço para posts pessoais, pois o foco está em questões relativas ao mercado de trabalho.

Já as demais redes sociais costumam ser dedicadas a perfis particulares, porém, muitos profissionais e empresas criam suas páginas, também conhecidas como fanpages, no sentido de divulgar suas marcas, atrair e conquistar clientes e consumidores. Os blogs também são utilizados com essa mesma finalidade. Aliás, uma das estratégias de marketing mais adotadas atualmente é o marketing de atração, que visa, através da publicação de conteúdos relevantes e de interesse do público, construir uma imagem interessante, ampliar o número de seguidores e claro, conquistar melhores resultados.

Mas é preciso tomar certos cuidados para que as redes sociais se tornem aliadas do profissional ou da empresa, atingindo o objetivo de estabelecer relacionamentos produtivos e interessantes. Conheça alguns desses cuidados:

Evite a exposição exagerada

Todos devem ter atenção a uma possível exposição exagerada, através da publicação de detalhes e fotos sobre a família, a casa, as viagens e até mesmo sobre os hábitos diários. Esse tipo de situação pode facilitar a ação de criminosos e pessoas mal-intencionadas. Por isso, é interessante filtrar o conteúdo que será divulgado. É preciso lembrar também, que tudo que foi disponibilizado na internet pode ser reutilizado de forma intencional, criando situações constrangedoras, envolvendo bullying, fofocas e difamação.

Faça uso adequado do check in

Outro fator que merece atenção é a utilização de check in, que indica a localização das pessoas. Esse recurso também tem impacto negativo, no que diz respeito à segurança. Por isso, pode ser apropriado reduzir a quantidade destas publicações, de modo a não evidenciar qual a rotina do usuário e investir na ferramenta para demonstrar a participação em eventos técnicos, congressos e treinamentos, de modo a reforçar a imagem de um profissional comprometido.

Atenção aos conteúdos de grupos e páginas

Os conteúdos publicados por grupos e páginas demonstram claramente qual forma de pensar, as opiniões, valores e princípios das pessoas que os acompanham ou curtem. Assim, é adequado não haver ligações a discussões e iniciativas questionáveis e que possam estar relacionadas a preconceitos, radicalismos, corrupção ou falta de ética pessoal ou profissional.

Cuidado com os desabafos

Boa parte dos usuários de redes sociais, utiliza o recurso para desabafar e expressar opiniões delicadas sobre diversos assuntos. Essa atitude também merece cuidado, pois essa opinião será multiplicada e poderá atingir dimensões indesejadas. Assim, cuidado com as reclamações públicas, principalmente envolvendo conhecidos ou ainda, temas extremamente polêmicos.

Use uma boa ortografia

Independentemente do perfil, página ou blog, é fundamental cuidar da ortografia e da gramática. Erros de português ou o uso demasiado de abreviações típicas da internet, podem afetar negativamente a imagem e a credibilidade.

Compartilhe novidades e dicas sobre a área de atuação

É sempre interessante compartilhar as novidades e dicas da área de atuação, desta forma, é possível construir um perfil de um profissional atualizado, que busca constantemente novos conhecimentos. Essa ação favorece a construção de uma boa reputação.

E quais as suas dicas para administrar perfis nas redes sociais? Compartilhe com a gente e continue acompanhando o nosso blog!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.