Curso Perícia Odontologica Curso Pericia Odontologica

Como vencer a concorrência na odontologia?


O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido. Há alguns anos, quando as gerações anteriores estavam ingressando no campo profissional, o curso superior era tamanho diferencial que já garantia, quase que automaticamente, uma boa vaga. Depois de algum tempo a formação na faculdade deixou de ser algo excepcional, mais pessoas tiveram acesso aos cursos e a graduação passou a ser o mínimo exigido de um bom profissional. Isso força os profissionais a se destacarem de outras maneiras.

Assim como em qualquer área, a concorrência na odontologia é muito grande e driblá-la é um trabalho contínuo que exige dedicação. Apesar de existirem muitos consultórios, o dentista que fizer um trabalho caprichado e de qualidade conseguirá sim, se destacar na multidão. Veja algumas dicas para passar na frente da concorrência:

Invista no marketing de “boca a boca”

Um cliente que sai satisfeito e com um sorriso no rosto é um dos melhores cartões de visita que você pode ter. Quando chega a hora de ir a um dentista, a maioria das pessoas busca indicação de algum conhecido. Um cliente que aprovou o seu serviço irá te indicar aos seus colegas e familiares que, uma vez satisfeitos com o trabalho, indicarão novamente a outras pessoas, formando uma rede de boas recomendações. É o bom e velho “boca a boca”.

Lembre-se de que essa estratégia é muito boa, mas não custa imprimir alguns cartões de visita, não é mesmo? Entregue mais de um cartão a cada cliente para o caso de algum conhecido precisar. Uma pessoa que gostou de um serviço irá indicá-lo a quem precisa sem pensar duas vezes.

Fidelize os clientes

Para fidelizar os clientes é necessário um bom atendimento, uma atenção especial a cada um deles para promover em todos a sensação de ser um cliente único e receber um tratamento especial. Um consultório arejado, organizado e, obviamente, limpo, também é fundamental. Que tal caprichar na sala de espera? Revistas atuais, um café, água e chá para amenizar o tempo de espera e o esforço para manter a pontualidade também são boas estratégias.

Tenha amor pela sua profissão

Ame o que você faz. O amor pela profissão, pela diferença que você pode fazer na vida das pessoas, pelos anos de estudo e aperfeiçoamento, é essencial. Lembre-se de quando você escolheu a ortodontia como o seu ofício, das razões que te motivaram. Mantenha isso tudo em mente para que você acorde a cada dia mais determinado e focado em fazer o que você escolheu como profissão.

Quem trabalha com paixão dá um toque especial a tudo que faz, desde as coisas mais simples até os grandes atos. Seus clientes vão perceber isso, seus colegas de profissão e as outras pessoas que trabalham com você também. Isso é o que realmente diferencia um profissional mediano de um especial.

Invista constantemente em aperfeiçoamento

O estudo não pode acabar quando acaba a faculdade. Nem quando acaba a pós-graduação, o mestrado ou doutorado. O estudo não pode acabar nunca. A sede pelo aperfeiçoamento é capaz de fazer um profissional se destacar no mercado. Novas técnicas e materiais surgem constantemente e é necessário se atualizar sempre, afim de oferecer o melhor para o seu paciente. Assim, não importa o problema do seu paciente, ele saberá que pode contar com você para ajudar a resolvê-lo.

Informe-se sobre seminários, cursos, palestras, vá a congressos. Essa reciclagem é importante para que você se mantenha atualizado com as novidades da profissão, além de ser uma tática de networking.

Tenha uma estratégia de marketing e comunicação

É importante ter uma estratégia clara em mente. Você pode experimentar com diferentes públicos para se decidir pela melhor opção, mas é fundamental saber com quem você quer se comunicar e qual é o seu público-alvo. Para isso, uma dica importante é contar com profissionais que dominem bem o assunto. Caso você queira criar uma página no Facebook para sua clínica ou consultório, por exemplo, observe casos bem-sucedidos no campo da ortodontia e adapte as técnicas ao seu gosto e decisões pessoais.

Ter um profissional de comunicação cuidando de suas redes sociais pode te proporcionar uma imagem online positiva e poupar tempo para que você se dedique à sua profissão de maneira exclusiva. Sugira pautas, ideias, eventos, artigos. Seja online o quão dedicado você é pessoalmente.

Tenha uma equipe de qualidade e que seja voltada para o cliente

O atendimento ao seu cliente deve acontecer com excelência desde o momento em que ele entra em contato com você, mesmo que indiretamente. Treine bem a sua equipe, mantenha os seus funcionários e colegas de trabalho motivados a executar um trabalho de qualidade. Monitore como as ligações ocorrem, como as agendas estão sendo organizadas, como está o aspecto da sala de espera, dos banheiros, da portaria, de tudo que envolva a sua imagem e a experiência que seu paciente terá com o seu trabalho. Deixe seus funcionários cientes de que a satisfação dos clientes é resultado de um trabalho em conjunto e que cada um no consultório é responsável por promover o bem-estar de quem está ali.

Seja especialista no que você faz

Torne-se uma referência. Seja sinônimo de um trabalho executado com primor. Para isso, invista em você mesmo. Estude, procure, queira sempre ser melhor do que você já é e isso te trará o reconhecimento merecido. No contato com o cliente, não deixe de mostrar os seus diferenciais. Aproveite um momento de conversa para aprender com eles o que eles procuram e desejam com o seu trabalho. Mesmo que sejam coisas simples e que envolvam pequenas mudanças, poderão fazer uma grande diferença.

E então, como você faz para se destacar da concorrência na odontologia? Compartilhe através dos comentários! E se você quiser conferir outras dicas como estas confira também o nosso post “Como driblar a concorrência no mercado de ortodontia”.


Comentários


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.