6 dicas que te ajudarão a escolher uma especialização em odontologia

Escolher uma especialização logo após a formar na faculdade de seus sonhos pode ser uma tarefa difícil, especialmente em áreas com tantas possibilidades como as relacionadas com saúde. A odontologia é uma destas áreas que apresenta várias opções para o profissional que não quer se limitar a clínica-geral, o que costuma deixar vários recém-formados inseguros em relação à sua decisão final. No texto de hoje o nosso objetivo é ajudar você, que está nessa situação. Separamos seis dicas que vão lhe ajudar a escolher uma especialização em odontologia. Venha conferir!

Conhecer as diferentes áreas de especialização

Para saber o que realmente é ideal para você, é importante conhecer um pouco sobre cada área de especialização disponível na odontologia. Pesquise sobre cada uma delas e entenda qual é o trabalho principal, quanto tempo de estudo será necessário para se especializar e onde é possível encontrar o curso ideal para esta nova formação.
[ecp code=”dentistas-curso-1″]

Dê a você mesmo um tempo de escolha

A ansiedade é a pior inimiga na hora de uma escolha tão importante quanto a de optar por uma especialização, por este motivo ela nunca deve ser feita com pressa. Não se pressione para escolher rapidamente uma especialidade: aproveite seu tempo de recém-formado para clinicar bastante e conhecer o que realmente te atrai na odontologia. Não existe um prazo certo para escolher uma especialização, mas sim o tempo certo para você encontrar a opção ideal para você.

Converse com profissionais de cada área

Uma boa maneira de conhecer as vantagens e as desvantagens do trabalho de um especialista em odontologia é conversar com os profissionais que já fizeram suas escolhas neste campo. Procure a orientação de ex-professores, de colegas de faculdade que já tem especialidades e já estão atuando e até mesmo visite consultórios de profissionais que você admira. Quanto mais informações você for capaz de coletar sobre a atuação do odontologista em certas áreas, mais seguro você vai ficar na sua escolha final.

Não pense só no financeiro: é preciso amar o que se faz

Muita gente opta por escolher a especialização que traz o melhor retorno financeiro, mas esta não é a melhor maneira de decidir qual caminho você deve tomar após sua formação. O que temos dificuldade em visualizar e entender é que o dinheiro não é necessariamente a resposta para a satisfação e a felicidade, e fazendo a escolha pelo que paga melhor você pode acabar em um campo que lhe dá retorno financeiro mas não lhe dá nenhum prazer.

A escolha da especialidade que se adéqua a seu estilo de trabalho e ao que você realmente gosta, naturalmente, vai lhe trazer retorno financeiro satisfatório, especialmente se você for muito bom no que faz.

Estude as demandas do mercado

Estudar o mercado de trabalho também é uma boa maneira de escolher a sua especialidade. Imagine se você escolhe uma área que não tem demanda alguma na região em que você mora? Você estaria disposto a encarar o desafio ou a mudar de cidade para fazer o que ama? Estes fatores também devem ser levados em consideração quando você for começar a pensar em fazer uma especialização.

Não tenha medo de mudar

Só existe uma verdade em relação às nossas escolhas profissionais: não existe escolha errada. Se você optou por algo que acredita amar de verdade mas, quando chega no mercado de trabalho, entende que não se identifica com aquilo, não existe motivo para se envergonhar ou aceitar a escolha equivocada. Tenha em mente que você sempre pode escolher uma nova opção e uma nova especialidade. Basta ter força de vontade para querer mudar seu trajeto para encontrar aquele caminho que realmente ama.

Agora que já tem todas estas dicas em mãos, você está pronto para fazer a escolha ideal para seu futuro na odontologia? Qual será a sua escolha? Não se esqueça de voltar aqui e nos contar a sua experiência!

[ecp code=”dentistas-ebook-1″]

Um comentário

  1. Não imagina o quanto tem sido sofrido p mim, recém formada, sem saber que caminho seguir. Minha luta diária é essa indecisão. Estou estagnada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *