Curso Perícia Odontologica Curso Pericia Odontologica

5 dicas para aumentar a sua rede de contatos


Definitivamente não dá para falar de crescimento profissional sem considerar a influência de uma boa rede de contatos. O networking é tudo, pois aumenta as chances de encontrar novos fornecedores, sócios e até mesmo incrementa a perspectiva de nova clientela.

E assim como qualquer outra área, a saúde também exige profissionais bem conectados entre si. Aqui estão 5 dicas e truques para ajudar você, dentista, a melhorar suas habilidades de networking. Confira:

Faça cursos de especialização

Se você não sabe muito bem por onde começar a impulsionar sua networking, não se desespere. A receita é simples: comece fazendo inscrição em cursos de especialização. Além de ser importante para o crescimento profissional de maneira técnica, os cursos de pós-graduação ou de imersão em alguma área da odontologia são um passo importante para conhecer gente que tenha os mesmos interesses que você. Quem sabe dali não vai sair uma amizade para montar um consultório junto, não é mesmo? Muitas sociedades começam na faculdade ou em cursos de extensão.

Dê o primeiro passo

Para fazer um bom networking é preciso primeiro desenvolver um pouco as habilidades de comunicação. Qual o motivo de dizer isso? Bem, não adianta fazer um curso como indicamos aí em cima se você não falar com ninguém. O conteúdo vai aproveitar, mas vai perder a oportunidade de networking.

Pois então saia da sua bolha e puxe assunto. Dê o primeiro passo em uma conversa e demonstre interesse no que o outro está falando. Pergunte as motivações da pessoa para estar ali, quem sabe não encontram pontos em comum e a conversa vai fluir ainda melhor?

Tenha um discurso honesto

Uma regra que vale para muitas coisas na vida: seja honesto. Não ache que contando vantagens irreais as pessoas vão gostar mais de você. No fim das contas é fácil identificar quem está mentindo e quando situações não são verdadeiras. Conte da sua vida profissional sem fantasiar e as pessoas se identificarão muito mais. Se o objetivo é conseguir contatos, é preciso criar confiança e isso se faz falando a verdade.

Seja flexível, não leve para o lado pessoal

Conhecer novas pessoas não é tarefa das mais fáceis, principalmente porque a investida pode não ser bem-sucedida logo de início ou nunca acontecer. É a mesma lógica para todo tipo de relacionamento. O importante é não desistir ou levar o problema para o lado pessoal. Aquela pessoa pode não estar interessada, mas outras estarão. E assim vai se construindo a networking.

Invista na primeira impressão

Dizem que as pessoas formulam uma opinião sobre as outras nos primeiros 5 minutos de contato. Por isso é importante na hora de fazer networking cuidar da boa aparência. A forma como você se apresenta, o aperto firme de mão, a sua segurança e todo o conjunto de linguagem corporal vão contar ponto. Estude quem será o público do evento ou do curso e invista em um visual compatível, sem perder a sua personalidade. Mostre quem você é antes mesmo de começar a conversar.

Viu como não é um bicho de sete cabeças? Bastam algumas atitudes e mudanças comportamentais para impulsionar sua habilidade de fazer networking.

E você, tem trabalhado bem sua networking? Conte para a gente como você tem feito!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.