Curso Perícia Odontologica Curso Pericia Odontologica

Quais os tipos de pós-graduação em ortodontia?


É fato que cada vez mais profissionais estão buscando estender suas qualificações para além da graduação: muitos apostam em uma pós-graduação para se especializar em uma área do conhecimento e, assim, fortalecer o currículo. Na ortodontia isso não é diferente! Nessa área, muitos profissionais se interessam em se qualificar mais, e, nesse sentido, são oferecidos diversos cursos voltados para especialização, pesquisa, práticas clínicas e atualizações na área.

Nosso post de hoje explica quais são os tipos de pós-graduação que existem em ortodontia e quais são os principais aspectos de cada um. Confira!

Aperfeiçoamento e Imersão

Os cursos de aperfeiçoamento e imersão são cursos de curta duração que podem durar de 2 dias — para os cursos de imersão — até 18 meses — para os cursos de aperfeiçoamento.

Os cursos de imersão em ortodontia normalmente são voltados para a atualização de um determinado tema dentro da área. Já os cursos de aperfeiçoamento são um pouco mais aprofundados: envolvem fundamentação científica e prática clínica. Esses cursos não fornecem certificação ou título de especialista, já que não completam a carga horária necessária, mas habilitam o profissional para a prática clínica da ortodontia e promovem atualizações profissionais dentro da área.

Especialização

A especialização é uma pós-graduação lato sensu — ou seja, em sentido amplo —, que se destina a vários tipos de carreira e possui carga horária variável. Ela é voltada para o aperfeiçoamento de um tema específico de uma determinada área do conhecimento. O curso de especialização em ortodontia tem como proposta desenvolver o ensino através da prática clínica intensa e da pesquisa científica, levantando questões de interesse clínico. O aluno que o conclui satisfatoriamente recebe o título de especialista.

Mestrado e doutorado

Normalmente os alunos que optam por fazer mestrado ou doutorado desejam seguir carreira acadêmica, se tornando professores de faculdade ou atuando em projetos de pesquisa. No entanto, existem alguns cursos de mestrado que, apesar de serem stricto sensu — ou seja, em sentido estrito —, também preparam o aluno para o mercado de trabalho. Esse curso é chamado mestrado profissional. Esse tipo de mestrado prioriza técnicas e estudos voltados ao desempenho profissional do aluno; é, portanto, menos teórico do que o mestrado tradicional ou do que o doutorado. Normalmente, ambos os tipos de mestrado têm duração de 2 anos e, o doutorado, de 4 anos. Esses cursos garantem um diploma ao seu final, além do título de Mestre Profissional, Mestre ou Doutor.

Antes de fazer a sua escolha por um curso de pós-graduação, é importante saber qual é sua área de interesse. Da mesma forma, é ideal que se defina qual o tipo de curso que se quer fazer, uma vez que são oferecidas diversas opções — com durações, objetivos e qualificação diferentes —, a fim de optar por aquele que melhor atende às suas necessidades. No entanto, escolher um determinado tipo de curso não exclui a possibilidade de fazer os outros cursos depois!

Agora nos conte o que achou do nosso post de hoje! Pretende fazer algum curso de pós-graduação? Deixe seu comentário e compartilhe suas ideias conosco!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.