Avaliação Dentista Niterói/RJ

Ir ao dentista: gasto ou investimento?


A ideia de ir ao dentista com regularidade, mesmo sem motivo aparente, faz muitas pessoas associarem essa consulta de rotina a um gasto desnecessário. Porém, quando se trata de saúde, o acompanhamento e detecção de problemas ainda no início faz uma diferença enorme para evitar problemas graves não só na boca, mas em todo o corpo.

Por essa razão, o custo das consultas odontológicas de prevenção não deve ser visto como gastos, e sim como investimentos. Um investimento é um dinheiro aplicado, que traz retornos positivos de alguma forma. Ou seja, você não está perdendo dinheiro, mas ganhando benefícios e até evitando ter gastos muito maiores no futuro.

Mas será que você sabe quais são os benefícios de se investir em consultas semestrais ao dentista? Confira a seguir!

Acesso a um serviço personalizado

A necessidade de escovar os dentes e fazer uma completa higiene bucal todos os dias vale para todas as pessoas. Mas o dentista saberá ver quais são os pontos fracos de sua saúde bucal em específico, e buscar formas de melhorá-los. Há pessoas com mais sensibilidade dentária, outras que retém mais placas bacterianas e ainda aquelas que possuem maus hábitos, como roer unhas ou apertar os dentes. Tudo isso pode ser identificado pelo dentista e você receberá orientações personalizadas para ter um melhor cuidado com seus dentes.

Problemas mais específicos, como restaurações antigas ou a presença de um siso que, ao nascer, pode prejudicar toda a arcada dentária, também são acompanhados pelo especialista durante as consultas periódicas. Assim, você saberá o exato momento e a necessidade de extrair um siso ou trocar suas restaurações.

Prevenção de problemas bucais que possam levar a tratamentos mais caros

A dor de dente ou machucados na boca aparecem quando o problema já está instalado e precisa de tratamento. Por isso, é importante visitar o dentista antes disso, para que ele lhe oriente e esses problemas nunca apareçam. O investimento que você faz com prevenção, evita que surjam cáries, gengivites, periodontites e outras doenças bucais que, se não detectadas logo no início, exigirão tratamento de canal, restaurações e até extrações — todos procedimentos que, além de mais trabalhosos, são mais caros que suas consultas preventivas.

Manutenção da saúde do corpo

Bactérias presentes no tártaro, por exemplo, podem desenvolver um processo infeccioso — endocardite bacteriana — e afetar o coração. Em menor grau, ainda temos as dores de cabeça e ouvidos que surgem em função de uma mordida errada por muito tempo. Portanto, visitar seu dentista é investir em sua saúde como um todo.

Melhoras na alimentação

Vários fatores podem prejudicar sua mastigação e, consequentemente, a qualidade de sua alimentação. Uma simples sensibilidade dentária já restringirá bastante suas opções alimentares, mas dentes mal alinhados e próteses mal encaixadas são outros fatores que afetam muito a sua mastigação. Por isso, resolver esses problemas o quanto antes e ter um acompanhamento profissional é imprescindível para que você não tenha problemas futuros também na área nutricional e digestiva.

Dentes saudáveis e com boa aparência

Uma boca saudável não é só fundamental para evitarmos problemas sérios de saúde. A parte estética também é muito importante hoje em dia em ambientes de trabalho, assim como em nossos relacionamentos cotidianos. Não há como negar que um sorriso bonito, com dentes bem cuidados e sem mau hálito, é essencial para aumentar nossa autoestima.

Além disso, já existem diversas técnicas simples e não tão agressivas aos dentes para torná-los mais brancos e sem manchas. Em tudo isso seu dentista pode ajudar por meio das consultas periódicas. Por mais dedicado que você seja à higiene bucal, seu dentista poderá fazer limpezas mais profundas, aplicações de flúor e indicar o melhor tratamento caso você queira melhorar a aparência de seus dentes.

Ir ao dentista com regularidade não previne apenas doenças graves no futuro, mas traz resultados imediatos para que você viva uma vida mais saudável e com disposição já agora.

Você já tem feito esse investimento em sua saúde e seu bem-estar? Não espere para colocar em dia seus check-ups odontológicos, e sinta na prática todos benefícios desse investimento! Se você também tem alguma dica escreva para nós através do espaço de comentários!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *