Curso Perícia Odontologica Curso Pericia Odontologica

5 dicas de segurança cruciais para seu consultório


Segurança é fator básico para que se possa exercer qualquer profissão com tranquilidade. No caso de dentistas, este é um assunto que merece especial atenção porque, diferentemente de grandes empresas, consultórios não costumam possuir um sistema de segurança reforçado, o que os deixa vulneráveis para assaltos, furtos e ataques de todos os tipos que podem colocar em risco a vida do dentista e de seus funcionários. Para tornar seu consultório mais seguro para todos, confira estas dicas:

Busque saber quem são os seus vizinhos

A política da boa vizinhança é essencial para tornar o seu consultório um local mais seguro para você, seus funcionários e pacientes. Busque saber quem são seus vizinhos: quem tem escritório ou consultório no mesmo andar que o seu, comerciantes que tenham lojas na rua, porteiros do seu prédio ou de condomínios próximos.

Ter uma boa relação com as pessoas que o cercam é uma forma de garantir certa proteção para você e, também, para eles, que poderão contar sempre com a sua ajuda para analisar qualquer movimentação estranha ou fora do comum na região.

Veja se há segurança na rua ou no prédio

Informe-se com seus vizinhos sobre a existência de algum tipo de segurança na rua em que seu consultório está ou até mesmo no prédio. Seu dia a dia será muito mais seguro ao saber que há câmeras nos corredores do condomínio ou um segurança externo, que está de olho nas movimentações de quem entra e quem sai da rua.

Considere instalar um sistema de segurança no consultório

Como a segurança se tornou um fator-chave no dia a dia das grandes cidades, empresas que oferecem equipamentos de monitoramento e controle, como câmeras e alarmes, se proliferaram, o que barateou o custo da aquisição de itens do tipo. Considere instalar essas tecnologias para tornar seu consultório o mais seguro possível.

Analise a necessidade de contratação de uma empresa de segurança

Caso seu consultório esteja instalado em um local de alto risco, que não tenha segurança externa ou no condomínio, pode ser importante reservar parte do orçamento para a contratação de uma empresa de segurança. Em geral, além da instalação de equipamentos como alarmes, botão do pânico e câmeras, este tipo de companhia cobra uma mensalidade para monitorar o consultório 24 horas por dia.

Capacite seus funcionários e alerte-os em relação à segurança

Não são poucos os casos em que os próprios funcionários acabaram, sem querer, facilitando a entrada de ladrões no consultório. Por isso é importante capacitar sua equipe em relação a procedimentos importantes de segurança, como não abrir a porta para qualquer um; verificar, antes de deixar a pessoa entrar, se ela está com consulta marcada; olhar antes de sair se portas e janelas foram efetivamente trancadas; não emprestar as chaves do consultório para ninguém em hipótese nenhuma; reportar qualquer tipo de contato que fuja do local comum etc. Prevenir é sempre melhor do que remediar.

Manter seu consultório seguro é uma medida essencial para você, para sua equipe e para seus pacientes. Aposte nestas dicas para ter um dia a dia mais tranquilo! Se você ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar alguma outra dica, escreva através dos comentários!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.