Curso Perícia Odontologica Curso Pericia Odontologica

6 maneiras de aproveitar ao máximo sua especialização


Cursos de especialização são cada vez mais necessários para se conseguir uma boa posição no mercado de trabalho além de oferecer um conhecimento extra que beneficia muito o dia a dia do profissional. Mas como tirar o máximo dessa experiência? Siga as nossas dicas para que você não perca nada do seu curso de especialização:

Se organize

Durante a especialização, é bem provável que você terá que conciliar o estudo, o trabalho e a família e para que nenhum desses setores sofra e, para isso, será necessário muita organização. Antes mesmo de as aulas começarem, já analise sua programação diária para separar um horário para o estudo.

Na primeira semana do curso, crie um cronograma com o que deve ser estudado e lido em cada dia e organize antecipadamente todo o material que você vai precisar, desde os livros e apostilas aos arquivos de computador e até alguns links de sites. Dessa forma, nenhuma tarefa vai ficar atrasada e você conseguirá distribuir o trabalho igualmente pelos dias, sem nenhuma correria de última hora.

Se concentre

Não adianta ter tudo preparado para o estudo se quando você senta na cadeira não consegue parar de pensar naquele problema no trabalho. Nessas horas é fundamental saber deixar as preocupações de lado e não deixar nada interromper o momento de estudo. Para isso, tente resolver todos os problemas antes do horário de estudo e acredite que os que restaram podem esperar uma ou duas horas. Faça com que seu ambiente de estudo seja o mais organizado, tranquilo e silencioso possível para evitar se distrair.

Aproveite a sua experiência profissional

Não há como separar completamente a experiência acadêmica da profissional e em um curso de pós-graduação como o de especialização esse nem é o objetivo. Saiba usar o seu dia a dia no consultório para associar a teoria com a prática e vice-versa.

O curso pode te ajudar a desenvolver um raciocínio lógico, habilidades de argumentação e um pensamento criativo essenciais para a resolução de problemas e tomada de decisões no meio profissional. O trabalho traz para a sala de aula novas discussões e pontos de vista mais práticos, o tipo de conhecimento que não se encontra em livros.

Networking

Não deixe de aproveitar o ambiente da especialização para fazer novas amizades e novos contatos profissionais. É impossível prever como cada pessoa pode impactar sua vida nos próximos anos, quais ideias surgirão nas conversas em grupo e em quais áreas você pode começar a se interessar. Para isso, se envolva nos projetos em grupo e troque experiências com seus colegas, além do networking isso pode deixar o curso bem mais divertido.

Respeite o seu corpo

Para que tudo isso funcione bem e você não fique exausto antes do final da especialização é importante aprender a respeitar os limites do seu corpo. Passar a noite em claro para estudar para a prova ou fazer aquele trabalho pode parecer a única solução, mas aguentar a jornada de trabalho no dia seguinte será impossível. Se forçar a estudar quando a mente não consegue concentrar só faz com que você perca tempo.

O ideal é fazer pequenas pausas a cada hora de estudo, relaxar, fazer um alongamento e se distrair antes de retornar ao estudo. Para não prejudicar a saúde física ou mental, garanta boas noites de sono e não deixe de programar momentos de lazer com a família e os amigos e investir em uma boa alimentação.

Se mantenha motivado

Em algum momento você pode achar que tudo está uma loucura e querer desistir do curso. Nessas horas é importante se lembrar dos motivos que o fizeram fazer isso. Lembre do valor que o curso trará a você, no nível pessoal e profissional, do quanto você está aprendendo, de todas as pessoas que você já conheceu e do retorno financeiro que isso trará.

Aproveite para se gratificar pela decisão, seja com um presente ou reservando um tempo para fazer algo que você goste. E então volte com as baterias recarregadas para o estudo.

E aí, o que achou das nossas dicas? Você tem mais alguma sugestão para aproveitar o máximo da especialização? Deixe um comentário!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.