Curso Perícia Odontologica Curso Pericia Odontologica

Como organizar sua agenda para não perder aulas na especialização


A especialização representa uma fase na vida do dentista que requer muita organização, paciência e, às vezes, algumas mudanças no sentido de beneficiar o dia a dia corrido que perdurará por alguns meses até a obtenção do título de especialista.

Por isso, o post de hoje é para você que já está na especialização, está considerando a possibilidade ou, apesar de almejar a especialização para dentistas, tem receio de iniciá-la devido às dificuldades em conciliar as aulas e o trabalho.

Para não perder aulas, manter a sua agenda profissional e acadêmica equilibradas e organizar sua rotina acadêmica, trataremos hoje de algumas dicas e orientações que podem lhe ser bastante úteis. Confira:

Organizando a agenda

É muito importante que organize uma agenda específica para o curso. Nela, você deve registrar todas as datas importantes, como as de avaliações, reposição de aulas, detalhes mais específicos dos cronogramas (como, por exemplo, se uma aula se refere à aula teórica ou prática, se existem materiais específicos para uma determinada aula, se a aula será expositiva ou com seminários, palestras, entre outros). Importante também marcar na agenda os dias em que não haverá aula e os eventos acadêmicos e congressos.

Lembre-se que, por mais que você acredite conseguir, não é possível memorizar todas as informações.

Sua agenda será o seu guia entre a vida acadêmica e profissional

Assim, estar sempre de posse das duas agendas permitirá maior controle dos afazeres, pois, a cada alteração, você consegue registrar em ambos os materiais imediatamente, e isso evita esquecimentos e futuras dores de cabeça, como perder uma aula, esquecer de uma avaliação, não levar um material necessário para a aula, etc.

Se você tem dificuldades em trabalhar com agendas físicas, já existem disponíveis vários recursos de organizador de tarefas e agenda e vários deles possuem a vantagem adicional de serem gratuitos.

Otimizar intervalos e tempo livre

Embora você pense que não, existem, sim, espaços curtos de tempo em que é possível, agilizar tarefas da especialização. Entre um atendimento e outro, enquanto espera o almoço, se está parado no trânsito, aguardando ou dentro do ônibus, durante os intervalos do programa de televisão, e outros. Logicamente que o ideal é conseguir um tempo ininterrupto para estudo (e isso será mais fácil, por exemplo, aos finais de semana), mas existem atividades (leitura, resolução de exercícios), que podem ser feitas com desempenho satisfatório durante esses intervalos.

Distrações não são permitidas

No momento do estudo evite distrações que possam te fazer perder o foco. Jogos, redes sociais, aplicativos de comunicação, televisão e ligações são alguns dos empecilhos no momento de estudo pois geralmente temos a impressão de que eles não tomam muito do nosso tempo, mas, na verdade, além de representar um grande período de tempo perdido (se somados os poucos minutos com cada elemento), a cada momento que paramos temos que dedicar minutos a mais para recuperarmos o foco da leitura, da escrita, do raciocínio, etc.

A importância do foco

O curso de especialização poderá durar muitos meses. Por isso, antes mesmo de iniciá-lo, você deve preparar-se psicologicamente para alterações na sua rotina não somente profissional, mas também pessoal para não perder aulas.

Nesse momento é importante ter para si e, se necessário, conversar com amigos (as), companheiro (a) e familiares, que você poderá reduzir seus momentos de lazer em função de um benefício a longo prazo, que virá com a especialização.

Logicamente é sempre possível conciliar vida profissional, pessoal e acadêmica. Mas, acredite, as alterações ocorrerão, ainda que minimamente. Se nada tiver mudado, preste atenção porque algo não está certo!

Portanto, muito foco, perseverança e disciplina! Prenda-se ao pensamento de que serão alguns meses e de que essas alterações virão a seu favor! Como você pretende fazer para não perder aulas na especialização? Compartilhe através dos comentários!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.