4 motivos para levar a prática clínica para fora do curso de especialização

Os cursos de especialização são uma ótima oportunidade para preparar profissionais de odontologia para se diferenciar no mercado de trabalho. Entretanto, nem todos os alunos aproveitam esse momento para se dedicar à prática clínica durante o período de estudos.

Se você quer ser um dentista reconhecido e aproveitar mais do seu aprendizado nessa etapa de estudos, entenda por que pode ser importante equilibrar a prática clínica com o seu curso de especialização. Confira, nesse artigo, quatro motivos para aplicar seus aprendizados do curso de especialização na sua rotina de atendimentos clínicos.

Levar situações reais para a discussão em sala de aula

O primeiro motivo pelo qual você deve manter sua prática clínica durante o período de especialização em alguma área da odontologia é ter a possibilidade de levar todas as duas dúvidas, que surgem naturalmente no dia a dia do atendimento clínico, para discussão com seus professores e colegas em sala de aula.

Essas experiências podem aumentar a qualidade da aula teórica aplicada pelo professor, permitindo que você e outros alunos aprendam mais com situações que fogem das descrições encontradas em livros, tornando as aulas ainda mais dinâmicas e interessantes.
[ecp code=”dentistas-curso-2″]

Melhorar a experiência no atendimento clínico

A realização de um curso de pós-graduação é extremamente interessante para o profissional de odontologia, uma vez que dá a ele mais recursos teóricos para aplicar na sua rotina clínica. Quando você tem a oportunidade de usar seus aprendizados imediatamente no atendimento do seu paciente, os resultados nos tratamentos poderão ser bem melhores (e a sua confiança na hora de atender a demanda do seu cliente também).

Naturalmente a teoria vai se tornar parte importante e constante da sua prática durante o período de estudos.

Ter maior segurança ao término do curso

A experiência prática durante o tempo de estudo em uma especialização é essencial para que você se torne um profissional ainda mais seguro dos seus conhecimentos após se formar nesse curso específico.

Alunos que se dedicam exclusivamente ao curso, com pouca experiência na prática clínica durante o período de estudos, se tornam mais inseguros para retornar ao mercado de trabalho e aplicar tudo que aprenderam, já que a falta de contato com o paciente e com a rotina clínica pode deixar aquele profissional defasado nesse aspecto.

Evite essa situação criando o hábito de começar a praticar tudo que você está aprendendo no seu dia a dia de estudos, lembrando de sempre levar suas dúvidas para a sala de aula.

Ter um melhor aproveitamento do curso

Os alunos têm muito mais facilidade de assimilar todas as teorias e informações que aprendem em sala de aula quando vivem a experiência em uma prática clínica. Você vai perceber que, naturalmente, algumas situações apresentadas por seus professores e colegas nas aulas teóricas vão ser encontradas na sua rotina clínica, permitindo que você tenha maior habilidade e capacidade técnica para resolvê-las, aplicando tudo aquilo que aprendeu na sua rotina de estudos.

Dessa maneira, o seu curso será muito melhor aproveitado, já que conhecer a teoria não é suficiente para aprender a lidar com situações atípicas que podem acontecer no dia a dia do atendimento clínico.

Se você está fazendo um curso de especialização em odontologia, não deixe de valorizar a sua prática clínica durante o seu período de estudos. Por mais que possa parecer cansativo e improdutivo, o profissional que se especializa e mantém o atendimento clínico ativo estará mais preparado para atender às demandas dos pacientes do que aquele aluno que se dedicou somente ao período de estudos.

Você conhece os cursos oferecidos pela Smile Cursos? Acesse e confira aquele que é perfeito para a sua prática clínica!
[ecp code=”dentistas-ebook-2″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *