Tratamento com Invisalign Tratamento com Invisalign

Quanto tempo após as refeições devemos escovar os dentes?


Fazer uma boa escovação, com a frequência certa e a técnica adequada, ajuda a prevenir uma série de doenças bucais. Mas isso não é novidade para a maioria das pessoas. O que não é tão divulgado, embora influencie muito na saúde de sua boca, é o tempo que precisamos esperar após as refeições para escovar os dentes.

Ouvimos muitas pessoas dizerem, especialmente pais quando ensinam seus filhos, que deve-se escovar os dentes logo após as refeições. A ideia de que a boca não deve passar muito tempo com sujidades é válida, para que não dê tempo de criar placas bacterianas e cáries. Porém, é necessário que isso seja feito da maneira adequada para que sua escovação não seja prejudicial de outra forma.

Leia nossas dicas a seguir e saiba como se atentar para cada aspecto de sua escovação. Levando em conta a técnica, a frequência e o tempo correto após as refeições, você consegue escovar os dentes de maneira eficaz e, assim, manter sua boca saudável!

Escovação adequada

Para começar, você precisa de uma escova de tamanho adequado, com cabo flexível e cerdas macias, para que alcance todos os locais da boca e não agrida o esmalte de seu dente nem suas gengivas. Além disso, existem escovas para cada contexto e você deve utilizar a certa em cada situação, como escovas para crianças e escovas para pacientes ortodônticos.

Na hora da escovação, apoie as cerdas da escova de modo que cubram um pouco do dente e um pouco da gengiva, em um ângulo de 45º, pois é nesse local que se formam as placas bacterianas. Levemente, escove para baixo no caso dos dentes da arcada superior, repetindo o movimento várias vezes. Nos dentes da arcada inferior, faça o mesmo, mas na direção oposta.

Fazer a higienização da língua com raspadores plásticos é fundamental nesse processo, pois nela há fissuras, onde ficam a sujeira e as placas bacterianas. Utilizar fio dental também é importantíssimo para alcançar onde a escova não consegue, entre os dentes. Um bom antisséptico finaliza a higienização que, para que tenha qualidade, deve durar cerca de 05 minutos e ser repetida, pelo menos, 3 vezes ao dia.

Tempo correto para escovação após as refeições

Mas mesmo que você tenha a técnica e os materiais corretos para uma excelente escovação, atentar para o tempo após as refeições é essencial. É importante saber que, 15 minutos após as refeições, já começam a se formar placas bacterianas, portanto, você não deve demorar mais do que isso para escovar os seus dentes após a alimentação.

Riscos de uma escovação mal executada

Não se atentar para os cuidados dos itens anteriores pode ser bastante desagradável. O simples uso de uma escova com cerdas duras pode desgastar o esmalte dentário e gerar retração na gengiva, causando sensibilidade nos dentes.

Não escovar os dentes com frequência ou fazer uma escovação sem qualidade fará com que você acumule tártaro, placas bacterianas, desenvolva cáries e doenças, como gengivite e periodontite. Além do mal hálito, as consequências podem ser bem sérias para sua saúde. Uma infecção gengival, por exemplo, pode levar a infecção à corrente sanguínea e prejudicar outros órgãos do corpo. Doenças periodontais causam sangramentos na boca e podem levar à perda de dentes.

Portanto, a escovação não pode ser vista como um detalhe de seu dia, mas como uma das principais práticas da rotina, que mantém o seu corpo e o seu sorriso saudáveis. Por isso, vale a pena investir meia hora do seu dia para 3 escovações de qualidade.

E você, como escova seus dentes? Conte pra nós através dos comentários!


Comentários


  • Já li q não se de escovar os dentes antes de meia hora após uma refeição, agora li q não se deve esperar mais q 15 minutos. Fica difícil entender.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.